13 janeiro 2009

Sinais do tempo

Parece que o preço dos combustíveis vai aumentar amanhã. Isto indicia que o cartel de gasolineiras se vai aproveitar, uma vez mais, para chacinar o povo Português com preços inacreditáveis, de tão caros que são.
Lembro-me quando há mais de 10 anos me mudei para o Reino Unido. O preço da gasolina era de 68 pence, na altura, quase 250 escudos! Em Portugal estava-se quase a passar a marca dos 100 escudos e já se queixavam os portugueses.
No ano passado, o preço do petróleo bateu o máximo no Reino Unido, levando o valor do litro para cima dos 100p (£1). Em Portugal, o preço era, de €1,34. Enquanto que no RU o preço dos combustíveis subiu 50% em Portugal, subiu por volta de 130%. Porquê?
- a mão de obra em Portugal é mais barata do que no RU
- os impostos em Portugal são mais baixos do que no RU
a resposta é que são as petrolíferas que vêm no Português o saco de porrada em quem podem contar para apresentar lucros de, no caso da BP (preparem-se) 10 BILIÕES de euros!
MAIS, a diferença entre o preço da gasolina em Espanha e Portugal atingiu um novo record de 29 cêntimos de euro!
E porque é que os combustíveis em Portugal são os mais caros da Europa? O preço dos impostos é o mesmo da média europeia mas as petrolíferas é que cobram mais!

Adenda Parece irónico mas com a paridade entre euro e libra, o valor dos combustíveis no RU neste momento é 20% mais barato do que em Portugal. O litro de gasolina 95 octanas compra-se por 84p (~85cent) enquanto que em Portugal... Já sabemos, não é?

9 comentários:

Marco Gomes disse...

Nem mais.

Quiseram liberalizar o mercado com vista a concorrência, correcto.

Contudo, não analisaram (ou pelo menos negligenciaram) o mercado português.

Conclusão: o que se fez foi transferir, "legislativamente", o controlo administrativo do preço dos combustíveis do Estado para a Galp (ou quem manda nela).

post scriptum: Em Portugal o que mais há é "cartéis" ou pseudo-cartéis. Agora, o pão, vai subir. Certo, subiu o ano passado devido "à alta" do preço dos cereais e de todos os outros factores de produção. Embora, o "peso" dos cereais no preço final do pão seja de apenas 6 %. Agora, com o preço de mercado dos cereais desvalorizado em 50 %, com o preço do petróleo como nós sabemos, e todos os outros factores de produção "em baixa", surge o rumor que irão subir o preço do pão.

É assim a a desregulada economia portuguesa.

Cumprimentos

koolricky disse...

e quem paga, é sempre o mesmo - o Zé Povinho!

Anónimo disse...

Quando te mudaste para o Reino Unido, presumo que não tenha sido para estudar Economia. Basta ler a tua pérola de posta.
Só escrevestes bacoradas, mas a conclusão apesar de tudo está certa - há cartilização no preço dos combustíveis -
Estou para aqui a divagar, quando no fundo só te queria dizer, que a sigla BP, significa British Petrolium
Ass. Alberto Caeiro

koolricky disse...

Caro anónimo:
Talvez possas usar esse olhar perspicaz e esse suposto conhecimento de economia para acrescentar algo ao que foi escrito.
Fico à espera.

Anónimo disse...

Quem sou eu?! Não, eu apenas sirvo tostas mistas num café.
Bem mas, talvez, possa acrescentar uma pequena coisinha.... A Inglaterra não compra todo o Crude que utiliza, porque será??
Será que no Mar do Norte só existe Bacalhau ??
Ass. Alberto Caeiro
p.s. Não voltarei, és muito ...

koolricky disse...

Servir tostas não é desculpa para tamanha ignorância.
1) Os depósitos petrolíferos do mar do Norte são neste momento mínimos, e têm descido de produção em cerca de 14% por ano.
2) Donde é que a Espanha, a França, a Alemanha tiram o petróleo? Porque é que os preços da gasolina são mais baratos se o preço do petróleo e dos impostos são os mesmos?
3) Se juntares 1+1 talvez percebas a posição do Reino Unido na invasão do Iraque com os estados unidos. Mas penso que para quem serve tostas como tu isso seja um bocado demais...

Anónimo disse...

Be Cool man

Estás tão nervoso e agressivo, deixa o Alberto Caeiro discorrer a sua ignorância á vontade, qual é o problema??
Tu podes e ele não?!
Comparas Portugal com paises, que apesar de não serem autosuficientes em termos energéticos, tem uma riqueza energética incomparável à nossa, por exemplo, assim como no Mar do Norte não há só Bacalhau também a Polinésia Francesa não serve só para fazer testes nucleares, doh. E as centrais nucleares que nós "insistemos" em não querer, e e se fosses à merda, o que é que achas ahh?

Anda lá xungozo pisga-te

Ass. Adolfo Correia

mladen disse...

Deve ter sido mesmo o ass do Adolfo Correia a escrever isto.

koolricky disse...

Caro anónimo:
Deixei no texto links que pode usar para minimizar a ignorância que teima mostrar.