25 outubro 2009

Primeiros prémios

O documentário «Pare, Escute, Olhe», de Jorge Pelicano, foi o grande vencedor da 7.ª edição do festival internacional de cinema DocLisboa, tendo arrecadado dois prémios na competição portuguesa: Melhor Longa-Metragem e Melhor Montagem, e ainda o Prémio Escolas.

«Este é um dia inesquecível para mim», disse Jorge Pelicano, de 32 anos, que subiu três vezes ao palco do pequeno auditório da Culturgest, onde decorreu a sessão de entrega dos prémios, para agradecer as distinções, refere a agência Lusa.

Também este sábado o mesmo documentário de Jorge Pelicano ganhou outro o principal troféu do Festival Internacional de Cinema Ambiente de Seia, o Grande Prémio do Ambiente, atribuído pelo Júri Internacional, o Grande Prémio da Lusofonia e o Prémio Especial da Juventude, arrecadando assim três Campânulas de Ouro, o troféu deste festival.

Concluído este ano, «Pare, Escute e Olhe» constitui uma reflexão sobre o despovoamento e a desertificação provocados pelo encerramento progressivo da linha ferroviária do Tua, que liga Bragança a Mirandela.

O realizador sublinhou que mais importante ainda do que os prémios foi «o facto de este filme ter mexido um pouco com as pessoas».

«A prova disso foi o debate que se seguiu após a exibição do filme, um debate que durou mais de duas horas e meia. Acho que os festivais de documentários servem exactamente para isso, para pôr as pessoas a pensar», defendeu. in IOL Diário


Há mais informações sobre estes prémios aqui e aqui.

1 comentário:

dumemartinho disse...

Ei pessoal, o Farricoco faz 4 anos, aqui vos deixo a prosa que lhe dediquei:
Martinho said...
Caro Farricoco-Mor;
Não deixo passar a oportunidade para ser o primeiro a felicitar-te por esta efeméride.
Vê lá, já passaram 4 anos. Deves ser já o decano dos blogs de Braga.
Já te tentaram foder de muita maneira, censura da Googel, Emplástros, até tentativas de agressões cobardes.
Mas, continuas firme e hirto como um "coiso" heterossexual.
Continua, que nós também por aqui continuámos.
Abç

P.S. Acho que devias abrir um debate, sobre o trabalho que desenvolves-te durante estes 4 anos
11:12 AM