14 novembro 2006

Pecado Capital: Inveja


Ontem, em hora de descontação, estava a ver a MTV que apresentava o mais recente trabalho do Sam The Kid, um rapper português que, por honra não se sabe bem a quem, lembrou-se de criticar as bandas portuguesas que cantam em inglês. Até aqui tudo bem, cada um tem a sua opinião, mas o problema foi que ele usou e denegriu o nome dos Moonspell. Isto sim, é grave e só pode ser motivo de inveja pela esmagadora vitória dos Moonspell nos MTV European Musica Awards, ou por outra coisa qualquer. Então vejamos, parte da letra do "Poetas do Karaoke", do Sam the Kid:

(...) Não é correcto, eu sou mais poeta que vocês
Todos voz do rock prop hip hop escrita em inglês
Uma desculpa que foi a musica que ouviram ao crescer
Eu nunca precisei de ouvir hip hop tuga pro fazer
Isso é que dá mais prazer o meu idioma exploração
Vocês tentam outra lingua pra tentar exportação
Querem ser os Moonspell querem novos altos sons
Mas aqui o Samuel é Madredeus ou Dulce Pontes
Porque há uma identidade que vocês são todos identicos
São autenticos mendigos vendidos por cêntimos
(...)

Dizer que os Moonspell são "autênticos mendigos vendidos por cêntimos", "tentam outra língua para exportação", ou que " há uma identidade que vocês são todos identicos", é uma afronta de todo o tamanho a uma banda que chegou onde chegou, subindo a pulso, que nunca renegou as suas origens, uma banda de dimensão mundial que também tem várias letras em português, cuja mensagem, postura, discurso e atitude são 100% portuguesas. É um grupo que tem influências que vão desde Fernando Pessoa, Mário Cesariny, José Luís Peixoto passando por Nietzsce, Suskind, Burroughs ou Baudelaire, entre muitos e muitos outros. O álbum The Antidote, teve lançamento mundial e indissociável ao livro "Antídoto" de José Luís Peixoto, em formato papel ou digital, numa iniciatíva sem precedentes, pelo menos em Portugal. O vocalista Fernando Ribeiro, já possui dois livros publicados, "Como escavar um abismo" e "Feridas essencias". Se ele não conhece a obra no geral, ainda vai a tempo de conhece-la, é um investimento cultural. Devia haver mais respeito por parte de esse senhor do rap, que é um estilo de música respeitável, por alguém que muito tem feito pela cultura e língua portuguesas pelos quatro cantos do mundo. Um curriculo como o dos Moonspell merece mais do que uma simples rima, má sonante, com Samuel. Haja bom senso e ética... "Não é correcto, eu sou mais poeta que vocês"....uma atitude destas fica-lhe muito mal.

3 comentários:

Anónimo disse...

Óptima crítica. Eu tive a mesma reacção quando ouvi esta música. Não sei quem é que lhe fez mal para ele vir com estas coisas, mas o respeito é bonito, e se a vida não lhe corre bem então que descarregue nele mesmo. Cada um faz a música que quer, na língua que quer.
Fico à espera de uma reacção dos Moonspell...

kaliops disse...

Percebeste tudo ao contrário, o gajo só está a idolatrar os Moonspell pondo-os num local aonde os outros querem chegar.
Eu nem sou nade de comentar blogs mas acho que vos devia esclarecer :)

Francisco Rodrigues disse...

Desde já bem-vindos.