03 fevereiro 2007

Café Scientifique - BRAGA


A próxima sessão é Segunda, dia 12 de Fevereiro, às 21h45, no Estaleiro Cultural Velha-a-Branca, no Largo da Senhora-a-Branca, nº 23, em Braga. Esta sessão conta com o convidado, Doutor Zeferino Ribeiro, médico, especialista em psiquiatria, director clínico da Casa de Saúde de S. João de Deus, Barcelos, que apresentará o tema:

Esquizofrenias: um desafio para o séc. XXI

Pretende-se problematizar a evolução histórica do conceito de "esquizofrenia" e discutir brevemente as teorias etiológicas mais recentes e os avanços no tratamento desta doença, perspectivando o triplo desafio que esta doença, enquanto paradigma das doenças mentais, representa: a evolução dos tratamentos desde o tratamento psicofarmacológico à reabilitação psicossocial; a compreensão do funcionamento do cérebro humano e como se dá a interacção entre factores genéticos e ambientais; e finalmente, um compromisso ético com a pessoa que sofre, desafiando o olhar reducionista das neurociências.


Para mais informações, consultem os seguintes sites:

http://www.csbraga.blogspot.com
http://www.velha-a-branca.net
http://www.cafescientifique.org

O Café Scientifique é um espaço de discussão informal, de entrada livre, que pretende trazer ao público geral as inovações científicas pela mão dos "experts" na área. Com base no Reino Unido, o Café Scientifique tem filiais em todos os continentes, sendo esta a primeira na Península Ibérica.


Café Scientifique - Braga



Sem comentários: