25 fevereiro 2007

Casa das Artes - Arcos de Valdevez (24/02/2007)






Estas foram as (aceitáveis) fotos que consegui tirar no concerto dos Moonspell na Casa das Artes, nos Arcos de Valdevez. Foi um concerto especial, intimista, porque aconteceu numa sala de cinema, com apenas 240 lugares e onde as cadeiras não foram removidas. A plateia apenas aguentou 10 segundos sentada, já que imediatamente tudo ficou de pé, até ao fim. A prestação dos Moonspel foi irrepreensível, cheia de energia, sinónimo da maturidade resultante dos 14 anos de carreira ao mais alto nível. No final, todos os que passaram naquela sala, naquela noite, chegaram à conclusão que:

-> foi uma atitude muito corajosa por parte dos responsáveis da Casa das Artes em contratar uma banda de Heavy-Metal de nível mundial para cabeça de cartaz, na mostra de música moderna entitulada Sons de Vez, que dura largos fins-de-semana e já tem sido feita há vários anos. Os ingressos eram baratos, logo a procura foi esmagadoramente maior que a oferta, mas tudo se desenrolou no maior civismo, com a consciência que milhares de pessoas não conseguiram bilhete, para aquele que foi um concerto de descentralização, da maior banda portuguesa. Os meus parabéns à organização, estiveram em grande;

-> ficou provado que os admiradores do estilo imortal (Heavy-Metal) são pessoas civilizadas. Portaram-se com elevação e no final não havia um arranhão que fosse, tanto na sala do concerto como no bar da Casa das Artes. Fica um aviso às "grandes cidades" que às vezes têm tudo, mas acabam por não terem nada: diversifiquem as ofertas culturais, optimizem os seus espaços, mesmo os teatros e não tenham medo de satisfazer as populações, até as que gostam de coisas diferentes. Num concerto de Metal ninguém anda com tochas ou facas na mão, ou a cuspir fogo, nem a matar galinhas; já vi os Moonspell em 2001 no Coliseu de Lisboa, cheio como um ovo e nada de mal se passou. Porque não vê-los um dia no Teatro Circo, ou a outra qualquer banda do estilo imortal?

Sem comentários: