20 junho 2007

Bloggers

O Primeiro-ministro (PM), José Sócrates, apresentou queixa-crime contra o ‘blogger’ António Balbino Caldeira, devido ao conjunto de textos que o professor escreveu sobre sua a licenciatura em Engenharia Civil na Universidade Independente (UnI), noticiou esta quarta-feira a edição online do semanário ‘Expresso’.


Segundo o semanário, esta é a razão pela qual o professor em Alcobaça, autor do blogue ‘doportugalprofundo.blogspot.com’, foi ouvido no mesmo dia no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DIAP) na condição de arguido, de manhã, e testemunha, da parte da tarde.

O DIAP está assim a conduzir dois processos sobre a licenciatura do Primeiro-ministro na UnI. Um como resultado de uma participação feita pelo advogado José Maria Martins, que levantou suspeitas sobre a passagem de José Sócrates por aquela instituição de ensino, e no qual o ‘blogger’ será ouvido como testemunha. O segundo processo tem origem na queixa-crime do chefe de Governo contra António Balbino Caldeira. Os processos decorrem paralelamente.

O ‘Expresso’ contactou o professor, mas este escusou-se a prestar declarações. No entanto, no seu último ‘posto’ no blogue sobre a sua condição de arguido, António Caldeira escreveu: “O sistema persegue politicamente os seus opositores por estes pretenderem exercer os seus direitos de cidadania. Mas só sobrevive com a complacência dos órgãos do Estado e a resignação popular”.

O gabinete do Primeiro-ministro escusou-se igualmente a comentar a situação, não confirmando a a apresentação de uma queixa-crime.

Parece-me que a partir deste momento temos que pensar duas vezes antes de falarmos do Sr.Engenheiro José Sócrates.
Cuidado, muito cuidado, parece que a censura está de volta.
In Correio da Manhã

4 comentários:

Francisco Rodrigues disse...

Depois do caso da DREN agora aparece isto. Mas não é só:
um vareador da câmara de Setúbal chamou energumenos aos setubalenses por estes terem hoje assobiado o primeiro ministro. Ouvi esse senhor dizer isto mesmo, na Antena 1. Mas o que é isto? Confesso que já me custa arranjar palavras para qualificar estes episódios. Ditadura dissimulada por uma maioria, censura, lápis azul, tirania, perseguição, arrogância, fanatismo, pouca vergonha?.....

koolricky disse...

Bem, há duas coisas a considerar.
(1) Na realidade as palavras escritas no blog eram difamatórias e então tem o Sócrates (como qualquer um de nós) toda a razão para processar o visado.
(2) As palavras não difamavam o Sócrates e este interpôs um processo que, espero eu, vai perder.
Neste episódio há uma verdade insuperável. Se é verdade que há liberdade de expressão também é verdade que a tal liberdade de expressão se cinge a certos parâmetros que todos temos de obedecer.
A liberdade de uns começa onde acaba a liberdade dos outros.

koolricky disse...

Só quero dizer que não conheço as palavras do bloguista visado portanto nãop posso tecer comentários quanto à situação em particular.

NA disse...

Penso que a análise do ricky e sensata... Temos que ver exactamente o que foi dito...

Mas sempre em consciencia que uma coisa e um processar e outra e condenar... Censura é se sem dizer nada difamatorio, a pessoa for condenada...

Vamos ver o desenrolar de mais um processo...