18 agosto 2007

Saudades do Deslize... II


Deslize Bar - Sé, Braga - Agosto, 2007


O Agosto bracarense é duro, muito duro. Não há nada, rigorosamente nada... o que quer que venha à cabeça está, simplesmente, fechado. Braga é, neste mês, uma cidade fantasma. Apetecível só, para os assaltantes, gatunos, ladrões, o que quer que seja, eles andam aí, à vontade. Celtic Knot (escreve-se assim?), Velha-a-Branca, nada mais há. Mas a verdadeira facada, impiedosa e certeira, foi dada no momento em que se soube que o Deslize Bar tinha fechado. Motivos? Não interessam, fechou e ponto final! Perda tão grande para Braga. Enorme e insubstituível. A igreja tem razões para comemorar, conseguiram. Décadas de história, conversas namoradas, exposições, concertos, ambiente familiar, na gíria - tudo à grande - uma véspera de natal absolutamente inesquecível... essa noite, numa consoada vulgar, foi para quem lá esteve: ritualmente gravada, carregada, no espírito e na carne. Até sempre??

3 comentários:

koolricky disse...

Infelizmente, até sempre. Fica uma recordação quando um "yob" queria uma tequilha bum bum. O dono disse-lhe que não vendia tequilhas bum bum porque se quisesse isso podia ir para o Sardinha. O tal rapazote tanto insistiu que o dono lá lhe disse, "Pronto, eu faço-te uma tequilha bum bum". E fez-lhe... num cálice de vinho do Porto. Virou-se para ele e disse "Se partes o copo, pagas!".
O Deslize não era para qualquer um. Era para os verdadeiros. Era...

Pedro Almeida disse...

Passei neste bar uma das melhores noites da minha vida. Nunca a esquecerei. Momentos míticos. Prá vida. Transparente, Transparente, Transparente, ...

Francisco Rodrigues disse...

...pernas de presunto inteiras, bolos reis, pão de ló, queijos da serra, tudo devastado violentamente com facas e à dentada; ambiente apoteótico...se aquelas paredes falassem. Rejeitadas, só mesmo as garrafas de água que saíam da arca frigorífica, por engano. Transparente!!!!!