18 agosto 2007

Uma verdadeira ciclovia



Tive a oportunidade de conhecer e explorar uma ciclovia imponente. É um somatório de 47 Km (!), riscados entre o Pinhal de Leiria e, em grande parte, junto ao mar. A câmara da Marinha Grande, responsável pela notável construção, partiu desde logo de um princípio básico: para se construir uma ciclovia, basta fazê-lo em apenas uma berma da estrada; é tão simples quanto isto. A estrada não perde tanta largura, gasta-se menos dinheiro e recursos e ficam, ciclovia e estrada, mais que suficientes. Outra inovação exemplar desse concelho: tanto na Marinha Grande, como em São Pedro de Moel e na Praia de Vieira de Leiria, nos respectivos Postos de Turismo, há várias bicicletas, boas e confortáveis, disponíveis para os turistas, gratuitamente e com tempo ilimitado. Basta deixar no Turismo um documento de identificação. Lá, os naturais, podem dizer com orgulho: nós temos uma ciclovia. Os turistas, só não a conhecem se não quiserem. Cá em Braga, existe apenas e só, um presente eleitoral envenenado, mal planificado, numa improvisação que se revelou, um autêntico fiasco. Temos muito que aprender.


Quadro via wikipédia

3 comentários:

koolricky disse...

Bem, tens no entanto qie reconhecer que esta é uma ciclovia rural e não urbana. Sinceramente, não sou dos criticam por aí adiante a ciclovia em Braga. Podia ser melhor mas também podia ser muito pior, ou podia não existir. No entanto, porque não limpar de vez o rio Este e fazer uma ciclovia que percorra a cidade. Sem estradas nem passeios para roubar terreno poder-se-ia fazer um percurso turístico bastante engraçado, com passagens pelos campos da rodovia, Sta Tecla, galos...
Esperemos pelas eleições para ver que "brindes" nos vai dar o Mesquita...

Francisco Rodrigues disse...

Ricardo, porque é que cá em Braga fizeram uma ciclovia em cada berma da estrada? Para ficar tudo afunilado e poderem multiplicar o comprimento da cilovia por dois? Porque é que cá em Braga o piso da ciclovia é bastante irregular? Olha que eu já passei lá de bicicleta e não é nada agradável.

Por outro lado, a tua ideia sobre o Rio Este é boa. A ver vamos.

koolricky disse...

OK, FR, não será a melhor ciclovia mas aqui no Reino Unido, onde muitas pessoas vão de bicla para o trabalho as ciclovias também são um em cada faixa. E não têm protecção! O que quis dizer é que é muito mais facil e barato contruir uma ciclovia num pinhal do que no meio duma cidade.
Quanto à ideia de uma nova ciclovia até te digo que a verdadeira ciclovia devia ser ao longo do rio Este com ligação ao Cávado e aí, ligação ao Gerês e a Esposende, passando por Barcelos. Aí poder-se-ia apelar ao cicloturismo em grande escala.