13 outubro 2007

Velha, estás de parabéns!


Depois de uns iniciais sobrolhos franzidos, sinal de desconfiança, o estaleiro cultural "Velha- -a-Branca" afirmou-se no panorama da cultura alternativa de Braga como uma estrutura onde é possível formar públicos e criadores. Foi há três anos, comemorados este fim-de-semana, que um grupo de amigos saídos do projecto "Bragatempo" decidiu passar das "palavras à acção" e acabar com a ideia instituída "de que não havia gente interessada na cidade em fazer cultura" e numa altura em que não havia Theatro Circo.

Com um público disperso e pouco desperto para as questões culturais, o estaleiro conseguiu "consolidar-se e está próximo daquilo que inicialmente foi pensado para o projecto". O presidente da Direcção da Velha-a-Branca, Luís Tarroso, realça que a intenção "não é trabalhar para massas, ao contrário do Theatro Circo, mas sim formar criadores que possam contribuir para a mudança do paradigma cultural da cidade onde existem os mesmos artistas que existiam há 20 anos", o que coloca Braga "muito atrás na política da formação cultural. Não é um erro de agora. É um erro com 30 anos de vida, tendo havido inclusive coisas importantes que se foram perdendo no tempo", como por exemplo os Encontros de Imagem.

A Direcção da "Velha" continua à espera que a administração do Theatro Circo cumpra o que prometeu há mais de um ano quando anunciou a intenção de agregar à volta da sala as associações culturais da cidade "Não estamos chateados porque a nossa vida continua, mas se prometeram ainda não cumpriram", diz ainda Luís Tarroso.

Ao contrário de Braga, vários espaços de Guimarães já contactaram com o estaleiro cultural para a celebração de parcerias. Para o futuro a aposta passa pela área do ambiente e do planeamento urbanístico. Enquanto isso, as comemorações dos três anos de vida, hoje, amanhã e domingo, contam com dois concertos de jazz, uma sessão de videojamming, um bolo de aniversário e mais algumas surpresas. in JN


Esta Velha merece muito respeito. Parabéns!

Sem comentários: