01 setembro 2008

A(s) vitória(s) do terrorismo...

Entrar nos EUA está cada vez mais difícil. As medidas para controlar o acesso de estrangeiros a este país estão cada vez mais apertadas.

Até agora, qualquer português que quisesse lá entrar precisava de ter um passaporte com um período de validade superior a 6 meses (relativamente ao regresso) e preencher os famosos I-94w (folhinha branca) na entrada do país. A partir de 1 de Janeiro de 2009, passam a precisar de fazer uma aplicação via Internet, antes da partida.

De referir que este tipo de medidas sobre Portugal, considerado pelos americanos um friendly country, são insignificantes quando comparadas com aquelas que se aplicam a outros países (non-friendly). Estas medidas restritivas de entrada no país, que tiveram início logo após o 11 de Setembro, têm dificultado a vida aos cientistas estrangeiros que lá trabalham e/ou estudam. Cada vez mais tornam-se frequentes relatos de investigadores a quem foi impedida a entrada por dificuldade na obtenção do visto de entrada.

Tendo o terrorismo como fim a intimidação da vítima estamos perante um caso de sucesso, o medo vivido nos aeroportos Americanos faz com que, o clima de "central de camionagem" anteriormente vivido, dê lugar a um clima tenso de desconfiança.

1 comentário:

koolricky disse...

Fosse só nos EUA. Nos dias que correm, prefiro mil vezes fazer um longo percurso de comboio do que de avião no Reino Unido. Só ando de avião se tiver mesmo que ser!