13 fevereiro 2007

Desastre

Este descarrilamento na linha do Tua, veio sublinhar, ou melhor, mostrar aos mais distraídos, a assimetria existente entre o Litoral e o Interior, e neste caso nos transportes ferroviários. Portugal tem a sorte de ter linhas de comboios das mais bonitas do mundo, com paisagens estrondosas, mas os caminhos de ferro em Portugal, comparados com a Europa, são 3º mundistas. Enquanto que a CP vai, ano após ano, desactivando e abandonando as linhas do interior, com serviços e horários ridículos que mantem para os passageiros, o governo deixa alastrar a vergonha e o isolamento, preparando-se para humilhar ainda mais estas populações distantes, filhas de um deus menor, com projectos obscenos como o são o TGV e a Ota. Vergonha. Escândalo.

2 comentários:

koolricky disse...

Posso comprovar que apesar de confortável, o serviço que liga Mirandela ao Tua é manifestamente insuficiente. Para sair de Mirandela, ou às 8 da manhã ou às 5 da tarde. Quem vem do Porto na linha do Douro para ir para Mirandela tem que esperar 2 horas na estação do Tua onde não há nada senão um pequeno café. Como é que se vai atrair alguém para Mirandela se se verificam horários deste tipo?

Francisco Rodrigues disse...

Infelizmente aqui em Portugal é mesmo assim, empresas como a CP, ou mesmo as das auto-estradas, usam uma politica de punição para o consumidor, e não politicas de incentivos.

Como é possivel, por exemplo, vir de Esposende ou da Povoa de Varzim para Braga em pleno Verão, pela auto-estrada e ter, fora as vias verdes, apenas uma portagem aberta e 3 ou 4 fechadas??? Acumulam-se filas de transito desnecessariamente, so para obrigar as pessoas a a todo o custo, a aderirem à via Verde.

E já agora, para quem usa auto-estradas todos os dias para trabalhar, porque é que, recorrendo à tecnologia da via-verde, nao se fazem descontos a quem mais paga portagens??

Há coisas que são demasiado baixo nível. Nem sei como qualificar..