02 maio 2007

Transportes no Minho - III

por Pedro Morgado, no Avenida Central

"É a hora do Minho.
No rescaldo da inauguração do Metro do Sul e num momento em que se discute o avanço do Metro do Porto, é a hora dos minhotos se unirem na defesa de um projecto estruturante e vital para a região: a requalificação e ampliação da ferrovia.

Seja por comboio ou por metro, a prioridade tem que passar pela ligação directa entre Braga e Guimarães, com paragem no AvePark (Taipas). 2011 é uma meta aceitável para a conclusão deste projecto, mesmo a tempo do Projecto Guimarães, Capital Europeia da Cultura.
A segunda vertente do projecto deverá passar pela requalificação da Linha do Minho, pelo menos, até Viana do Castelo, criando ligações rápidas e directas no quadrilátero composto por Braga, Barcelos, Famalicão e Guimarães.
Por último, deverá pensar-se na criação de uma rede urbana de metro na cidade de Braga. Um projecto que permitirá aumentar significativamente a mobilidade intra-urbana e reduzir o tráfego automóvel que começa a evidenciar vários sinais de preocupação: 30 minutos para percorrer os 3 km que separam a Universidade do Minho do Hospital de S. Marcos é tempo demais. Mas ainda hoje voltou a suceder."

24 comentários:

Cláudio Rodrigues disse...

Não! Para que gastar dinheiro nisto?! Dê-se os euritos que se ia gastar nisto aos empresários desta região! Assim, eles ficam com menos dificuldades para poderem transferir as suas empresas para o leste da europa, ou assim... Agora Metro, acessibilidades, desenvolvimento, acabar com a crise? Para quê? Os nossos empresários novos ricos é que precisam de ajuda!!!

NA disse...

Braga - Guimarães, estrada nacional, inicio do dia, 50 minutos de viagem. Isto se não houver acidentes pelo caminho. Alternativa? Sim claro, auto-estrada, 1.25 para cada lado, com o preço a aumentar 2 a 3 vezes por ano...

Pensemos numa situação em que um desempregado, morador em Braga, tem a possibilidade de arranjar um emprego em Guimarães a receber o mesmo do que recebe de fundo de desemprego, seria viável aceitar o emprego sabendo que tem uma despesa destas diária? Uma boa rede de transportes (a preço acessivel, ao contrário da TUB), seria uma das maneiras de resolver o grave problema de desemprego na região, que contribui para a desgraça do norte postada pelo Xico num "post" anterior...

Para além das grandes vantagens de ter uma boa rede de transportes publicos na propria cidade de Braga. Relembro que não é por acaso que a Universidade do Minho é a universidade do país com mais lugares no parque de estacionamento. De minha casa à universidade de carro demoro 15 minutos (na pior das hipóteses) de autocarro demor 40 minutos. Gasto em gasóleo menos do que em bilhete de autocarro... Como não sou samaritano, vou de carro...

Francisco Rodrigues disse...

Ora muito bem meus senhores. Os meninos que mandam desde a capital não querem saber de nós.

Nuno, a portagem não é 1.35 euros?

Cláudio Rodrigues disse...

Ando ougado por uma revolução!!! ;)

Francisco Rodrigues disse...

Ougado!! Há quanto tempo eu já não ouvia essa expressão. Tá boa ;)

Olha, somos 2.

Pedro Morgado disse...

"Ougado" tem um sabor transmontano... :)

NA disse...

Xico, nem sei ao certo. Entre essa e a de Barcelos sei que uma e 1.35 e a outra 1.25... O preco esta sempre a mudar... As vezes vou pela autoestrada, mas uso preferencialmente a nacional... Vai-se la saber porque... $$$$$

Francisco Rodrigues disse...

Pois, a portagem de Braga-Guimarães é mesmo 1.35 euros. É um absurdo para tão poucos Km's.

Cláudio Rodrigues disse...

Ougado está no Dicionário e usa-se muito em Guimarães. Por exemplo: "- Dá um cibinho de gelado à menina, se não ela fica ougada!". É uma bela palavra! :)

Cláudio Rodrigues disse...

Há, "cibinho" quer dizer bocadinho...
:D

Francisco Rodrigues disse...

"Ougado" também se usa cá em Braga, mas "cibinho" confesso que nunca tinha ouvido.

Cláudio Rodrigues disse...

Para dar provas, andei à procura, e não sou o único que conheço essa palavra. Quem usava muito a palavra "cibinho" era a minha bisavó, Deus a tenha! :)

koolricky disse...

Estou a ougar por umas eleições onde o povo de Braga acorde para a vida e veja que este governo municipal já passou há muito da data! Ele são prédios em zonas já de si claustrofóbicas, ele são túneis, viadutos...
VAMOS CRIAR UMA REVOLUÇÃO!

rui disse...

Já ontem era tarde.
Revolução já!!!!

snitrom disse...

Revolução! Revolução! Se quiserem organizar uma, contém comigo.

NA disse...

Seria interessante ter um movimento de cidadão, iniciado na blogoesfera, para lutar pela melhoria da cidade de Braga. Podia culminar na candidatura à câmara de Braga.

snitrom disse...

na, não só era interessante, como era um sinal de mudança de mentalidade. Estou farto do comodismo português. Toda gente fala, aqui e além, mas já alguém escreveu/comunicou ás entidades? Pois é, maior parte das pessoas limita-se a falar para o ar, e depois querem as coisas. Temos de ser interventivos, afinal é o povo que manda!
E em relação à culminação de uma candidatura à câmara é uma excelente ideia, pelo menos seríamos um grupo com amor à cidade, e não meia dúzia de políticos de meia tigela.

rui disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rui disse...

Não podia estar mais de acordo convosco.Acho que está na hora de mobilizar as tropas.
Após o 25 de Abril o povo acomodou-se e deu no que deu. Cabe a cada um de nós fazer algo para mudarmos a mentalidade dos políticos Portugueses!!

Francisco Rodrigues disse...

Basta ver as politiquices e compadrios a alastrarem na câmara de Lisboa. E porque é na capital, temos que gramar com aquilo em todos os noticiários. A democracia está em coma.

NA disse...

Compadrios a alastrarem as camaras???? Mas diz-me lá uma instituição qualquer onde haja mais compadrio do que nas câmaras? Onde até o varredor de rua é contratado por cunha, sobre desculpa de se tratar de um cargo de confiança política?

Cláudio Rodrigues disse...

Hê lá que a discussão vai animada!!! Revolucionemos meus caros, é isso que o povo precisa! :)

Só um aparte: que merda é essa ASPA IDIOTA que procura protagonismo através de um inquérito não menos idiota?! Que se passa aí em terras de África? ;) Anda tudo doido? O Theatro Circo um pesadêlo? O novo estádio, uma das obras mais belas da Arq. Portuguesa do Séc. XXI? Isso 'tá muito estranho aí...

Francisco Rodrigues disse...

Spicka, subscrevo essa observação. Aquela sondagem ou votação, ou lá o que é, para mim é uma palhaçada. Não vejo naquilo utilidade nenhuma na vida urbana bracarense. Se há "pesadelos" cá em Braga, dever-se-iam discutir noutros moldes e com mais seriedade. Naquela votação, só vejo procura de mediatismo.

Cláudio Rodrigues disse...

Pois, e conseguiram... Mas as escolhas são tão infelizes que vão ser esquecidos em breve... Há cá cada coisa...

Bom solarengo-fim-de-semana!