17 agosto 2007

Boas notícias


Já começou a reparação da linha ferroviária do Tua, em Carrazeda de Ansiães, no local onde, no dia 12 de Fevereiro último, uma automotora do Metro de Mirandela caiu ao rio, matando três pessoas e ferindo duas.

A empreitada, a cargo da Refer, começou poucos dias depois de concluídos os trabalhos de desmantelamento do veículo acidentado e a sua retirada em peças para a estação de Foz-Tua.

A empreitada prevê a reparação da via no local do acidente, bem como uma intervenção nos sítios mais perigosos da linha para evitar mais problemas, sobretudo no próximo Inverno.

O presidente da Sociedade Metro de Mirandela, José Silvano, explicou que serão "consolidados os taludes que estejam em situação mais crítica". Segundo o mesmo responsável, "há a intenção de dotar a linha de um equipamento que permita detectar a queda de pedras". Esta foi, de resto, a causa apontada pelos peritos para o descarrilamento da automotora. José Silvano mostra-se satisfeito com a rapidez com os trabalhos se iniciaram, o que pode dar a entender que "há vontade da Refer em manter a circulação na linha entre Mirandela e Foz-Tua". Um troço cujo encerramento já foi aventado por mais do que uma vez, desculpado com a falta de rentabilidade.

O autarca duvida que a circulação possa ser retomada antes do final do ano, pois "os trabalhos são demorados e o acesso não é fácil". Este Verão, o número de passageiros no Metro de Mirandela desceu bastante, segundo José Silvano. O encerramento do troço com maior potencial turístico, entre Brunheda e Foz-Tua, fez cair a procura para menos de metade. in JN

3 comentários:

Pedro Morgado disse...

É uma excelente notícia. Parabéns aos autarcas que por ele se bateram!

Francisco Rodrigues disse...

Pois, sem dúvida. Eu pensei que esta via ia ser completamente desactivada. São boas novas.

koolricky disse...

Sim mas mesmo assim tem demorado muito tempo. Isto já aconteceu há muito tempo e porque as obras foram pouco céleres a cidade de Mirandela perdeu o Verão em termos de receita turística.
Espero que com a revitalização da linha também haja investimento na promoção turística da linha do Douro e actualizações nos horários da linha. É que, quem vem do Porto, às vezes tem que esperar duas horas para ir para Mirandela e de Mirandela ou se saía às 8da manhã ou às 5 da tarde. Ou seja, se se quisesse ficar na cidade para conhecer melhor aquilo só de podia sair à noite, falhando a ligação do último combóio para o Porto.
Pede-se que se façam as coisas bem feitas, só isso!