01 novembro 2007

Mais de 3000 no Coliseu de Lisboa


Zombies, bruxas, vampiros ou simples fãs da maior banda portuguesa de metal encheram esta quarta-feira o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, na festa de Halloween encabeçada pelos Moonspell.

A banda de Fernando Ribeiro trouxe consigo os dois últimos trabalhos editados: "Under The Satanae" (regravação dos primeiros temas editados) e o best of "The Great Silver Eye". Tudo a postos, portanto, para um revisitar dos 15 anos de carreira dos Moonspell.

Mal se ouviu a intro do EP "Under The Moonspell", a arábica "Halla alle halla rabka halla", percebeu-se que esta seria, muito provavelmente, umas das maiores produções ao vivo da banda. No palco de dois pisos destacavam-se os três ecrãs multimédia (um gigante no cimo e dois laterais), a bateria de Mike ao centro e as três figuras, ainda na penumbra, que se iriam revelar em breve.

O vocalista Fernando Ribeiro surgiu envolto num manto negro, de ceptro satânico na mão, ladeado de duas dançarinas do ventre, enquanto que nos ecrãs surgiam imagens de um longínquo deserto. Na primeira metade do palco, o resto da banda alinhava-se, pronta para a primeira explosão da noite: "Tenebrarum Oratorium I".

O espectáculo foi dividido assim em duas partes, a primeira dedicada à interpretação integral do primeiro EP dos Moonspell, da demo tape "Anno Satanae" e de "Serpent Angel", tema de 1992, quando a banda ainda dava pelo nome de Morbid God.

Os 10 temas seguintes ficaram guardados para uma passagem pelo historial musical da banda, embora mais focado no primeiro álbum "Wolfheart", no sucessor "Irreligious" e no mais recente registo de originais, "Memorial", editado em 2006. E foi aí que o público se mostrou mais atento e entusiasmado, com "Opium", "Luna" (com a participação de Sophia Vieira, dos Cinemuerte) e "Vampiria" a registarem alguns dos pontos mais altos do concerto.

Já no final, os 'hinos Moonspellianos' "Alma Mater" e "Full Moon Madness" levaram ao rubro os ânimos de uma plateia de mais de 3000 pessoas que se mostrou incansável no apoio à banda de Fernando Ribeiro. O vocalista dos Moonspell aproveitou todos os momentos para agradecer aos fãs, confessando mesmo que apesar de algumas dúvidas sobre a realização do concerto, valeu mesmo a pena regressar ao Coliseu de Lisboa. Para a banda e para os fãs, esta foi mesmo uma Noite das Bruxas inesquecível... in iol música




É com orgulho que leio esta notícia, mas ao mesmo tempo com pena. O Theatro Circo é demasiado precioso para receber esta banda portuguesa e o seu público, se calhar mais que o Coliseu dos Recreios. Até nos sites se descobrem logo as diferenças.


Love Crimes - Coliseu dos Recreios - 31/10/2007

1 comentário:

koolricky disse...

Como se tem vindo a referir neste blog muitas vezes, infelizmente, o Theatro de Circo é para alguns. É por isso que Braga vai continuar a ser o mesmo atraso cultural que tem sido. Até agora a desculpa era que não haviam condições físicas para desenvolver a cultura. A partir de agora, qual será a desculpa?
Nem sequer é preciso ir tão longe como o Coliseu dos Recreios, basta andar 20 km e ver o Centro Cultural de Vila Flôr...