30 novembro 2006

kuolema tekee taiteilijan



Nightwish, Tarja Turunen.

o médico enervou-se


"Depois de uns meses de jejum, Marcelo Rebelo de Sousa resolveu, mais uma vez, meter-se comigo. Tinha-o avisado que cada vez que o fizesse fora do contexto do legítimo contraditório político, estritamente baseado no insulto grosseiro, levaria a resposta adequada.
Não entendo, mas a fixação do homem por mim é quase feminina, já que a irrelevância de que me qualifica não devia justificar tanta atenção. (...)"

Luis Filipe Menezes

29 novembro 2006

Memorial (reeditado)


Moonspell
"Memorial" reeditado a 4 de Dezembro
Showcase – Fnac Colombo às 24h00 – dia 3 de Dezembro
Sessão de autógrafos – Fnac Stª Catarina às 18h – dia 5 de Dezembro


Os Moonspell anunciam para o próximo dia 4 de Dezembro a reedição do seu mais recente disco, "Memorial". Ao disco que tão bem foi recebido pela crítica e público em geral em todo o mundo - lembre-se que foi #1 do TOP na semana de edição em Portugal - é agora acrescido um dvd com 10 temas ao vivo com imagens captadas do Estúdio 2, um programa do Curto Circuíto, na SIC Radical, e da actuação deste ano no Festival Vilar de Mouros. As 10 faixas são versões ao vivo de temas de "Memorial". O DVD contém ainda uma galeria de fotos da apresentação do álbum no Hard Club, o brilhante vídeo de "Luna", e o vídeo e making of de " Finisterra". Para esta reedição foi feito também um layout exclusivo.

A nova edição de "Memorial" estará à venda a partir da meia-noite (de 3 para 4 de Dezembro) na Fnac do Colombo, altura em que a banda portuguesa fará um showcase. Os fãs terão ainda outra oportunidade de cumprimentarem os Moonspell, dia 5 de Dezembro, na Fnac de Santa Catarina, no Porto, onde decorrerá uma sessão de autógrafos, pelas 18h00.

www.moonspell.com

28 novembro 2006

Durão Famoso



A Universidade de Edimburgo distinguiu Durão Barroso como Membro Honorário. Recebeu hoje em loco a distinção e fez o habitual discurso. A fuga do país começa a dar frutos.

centroja



Bajofondo Tango Club, Supervielle.


in the heart of darkness



Root, Big Boss.

ser professor



"Rómulo de Carvalho foi um grande professor. Um novo livro mostra como. E também como se ensina mal em Portugal.

“A crise de ensino de hoje é a crise de sempre, com a vantagem, para os nossos dias, de que os bons professores são melhores dos que os bons dos tempos passados em virtude dos excelentes recursos que têm à sua disposição. Os professores medíocres e maus são como os medíocres e maus de todo o tempo.”
Esta frase foi escrita por Rómulo de Carvalho há 36 anos, numa altura em que aproximava da idade da reforma como professor. Não é seguro que a repetisse hoje, pois se na época – na viragem dos anos 60 para os 70 – se assistira a um grande investimento no equipamento dos laboratórios escolares, esse investimento foi entretanto descontinuado e disciplinas como Física enfrentam a escassez de bons professores, tal como os cursos universitários da disciplina se debatem com falta de alunos. Ora, como explicava o professor, divulgador científico e poeta que teria completado 100 anos no passado dia 24 de Novembro, em todo o ensino “a figura central do problema é o homem”. E o homem é o professor.
Contudo, “ser professor”, está muito longe de ser uma tarefa rotineira. Ser professor – titulo de um livrinho acabado de sair (edições Gradiva) que recolhe textos de Rómulo de Carvalho – é todo um projecto de vida que, no caso de disciplinas como Física, disciplinas “malditas” que os portugueses tendem a abominar, requer mais do que conhecimentos e boa dicção, pois requer a partilha com os alunos do gosto pela descoberta. Algo que só pode ser feito através do ensino experimental, com o qual o nosso país tem uma muito má relação. Basta pensar que foi introduzido pelo Marquês de Pombal, em 1761, para logo depois o “carro do ensino da Física” seguir “rangendo” “ao longo dos perturbados anos que se seguiram”, pouco se avançando no século que se seguiu. Pior: quando, em 1895, Jaime Moniz quis reformar o ensino secundário, o seu esforço depressa feneceu e na maior parte das escolas do país a Física continuou a “ser leccionada por discursos orais, ilustrados com giz no quadro preto”. Rómulo de Carvalho que leccionava no Liceu Pedro Nunes, em Lisboa, onde existiam dois bons laboratórios e outros tantos anfiteatros, acreditava que os investimentos então realizados iriam dar frutos. Não imaginava, por certo, é que o “seu” Pedro Nunes não tardaria a perder os anfiteatros que o distinguiam, esses espaços que descrevia como essenciais para toda a turma pudesse seguir uma experiência. E estaria sem duvida, longe de imaginar que, em 2005, um Governo, o actual, ainda tivesse de colocar no seu programa objectivos como “tornar obrigatórios o ensino experimental das ciências em todo o ensino básico”…
Mas pior do que escolas mal equipadas são ideias erradas. Por isso, para ter uma aproximação de como se pode ensinar de forma clara um conceito algo complexo a alunos de 13 anos, leia-se o pequeno ensaio de Rómulo de Carvalho Introdução ao conceito de Incerteza Absoluta das Medidas e de Algarismo Significativo no 1º Ano do Ensino Liceal e, depois, compare-se com o esquema sugerido aos actuais professores nas páginas 36 e 37 do actual programa para o 10º Ano (alunos de 16 anos) de Física e Química A. Ou então repare-se que se Rómulo de Carvalho se queixava em 1970 de os programas terminarem falando de inventos com mais de um século, o programa de Física de 12º Ano ainda dedica 35 aulas às Leis da Mecânica, 23 às da Electricidade e só 20 às da Física Moderna, pós-Einstein…
Mas fiquemo-nos por aqui. Ler Ser Professor, ajudará qualquer professor, e isso é o mais importante. Já comparar o que aí se recomenda com o que hoje se faz (leia-se por exemplo o surreal currículo da disciplina de Ciências Físico e Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico) apenas faria dar voltas ao tumulo a alguém que tanto e tão bem fez pelo ensino em Portugal.”

Jornal Público – 27 Novembro 2006
editorial – José Manuel Fernandes

26 novembro 2006

Bento XVI on tour


O Papa Bento XVI vai à Turquia e terá uma recepção de um milhão de pessoas manifestando-se contra a sua visita. O espaço aéreo da Turquia vai ser encerrado. Nem os discursos apaziguadores feitos em cima do joelho, da sua janela imperial no Vaticano, conseguem acalmar os Turcos. Quando ainda era o Cardeal Ratzinger, manifestou-se categoricamente contra a entrada da Turquia na União Europeia; há bem pouco tempo, numa palestra na Alemanha associou o profeta Maomé a uma imagem de violência, ainda que citando um antiquíssimo autor, desencantado nem se sabe bem como nem porquê.
Estrategicamente, este Papa está a anos-luz do seu antecessor. João Paulo II era um gigante diplomático, tocava no coração das pessoas e conseguia gerir situações altamente melindrosas; este Papa, parece que se diverte a criar esses melindres.
Não penso que a reacção muçulmana seja sempre a mais correcta, a católica também não o é e estes conflitos ideológicos seriam ultrapassados facilmente com mais prudência de ambas as partes.
Sem tomar partido religiosa e politicamente, vejo esta labareda com preocupação, que poderá alastrar até Bruxelas.

Mário Cesariny


Morreu hoje, aos 83 anos, Mário Cesariny, o poeta surrealista que adorava o cadáver esquisito, um género de criação poética em que quatro poetas escreviam, apenas sabendo uma parte da temática sobre o que cada um criava. Foi um dos grandes revolucionários na própria língua portuguesa, o poeta que considerava a televisão como assassina da conversa, e por isso são raríssimas as suas aparições. Não aceitava o óbvio e criava a sua poética e também as suas pinturas, na experimentação.

"Dorme, dorme, meu menino
Dorme no Mar dos Sargaços
Que mais vale o mar a pino
Que as serpentes nos meus braços."


Mario Cesariny

24 novembro 2006

Favela de luxo



Cada dia que passa, a mata do Bom Jesus perde terreno para a galgada incontrolável do emaranhado de vivendas luxuosas. Neste caso a escolha é do homem... nem sequer nos podemos queixar de catástrofes naturais ou mandar a culpa para os incendiários.

22 novembro 2006

Freddie Mercury (1946-1991)



A justa homenagem a um dos maiores cantores de todos os tempos, músico e compositor, Freddie Mercury, desapareceu faz hoje 15 anos vítima de sida. Com ele desaparecia também a banda Queen, que penso eu, nem precisa de apresentações.

21 novembro 2006

Cafe Scientifique - Braga (sessão inaugural)


O Café Scientifique é um espaço de discussão informal, de entrada livre, que pretende trazer ao público geral as inovações científicas pela mão dos "experts" na área. Com base no Reino Unido, o Café Scientifique tem filiais em todos os continentes, sendo esta a primeira em Portugal.

A sessão inaugural é Segunda, dia 11 de Dezembro, às 21h45, no Estaleiro Cultural Velha-a-Branca, no Largo da Senhora-a-Branca, nº 23, em Braga. Esta sessão, conta com a convidada, Professora Doutora Isabel Ferreira, que apresentará o tema:

Energia - Presente e Futuro

Para mais informações, consultem os seguintes sites:

http://www.csbraga.blogspot.com
http://www.velha-a-branca.net
http://www.cafescientifique.org


Cafe Scientifique - Braga


20 novembro 2006

RedDream Pack



O Sporting Clube de Braga entrou na época 2006/2007 com objectivos elevados na Liga profissional e tendo conseguido pela primeira vez entrar na Fase de Grupos da prestigiante Taça UEFA, competição europeia em que está inserido. O clube e os seus responsáveis têm consciência que o apoio dos seus adeptos e simpatizantes é de vital importância para atingir estes ambiciosos objectivos.

A pensar numa forma de facilitar o apoio de todos os adeptos bem como de todos os habitantes da cidade de Braga, jovens, estudantes e cidadão anónimos, o clube decidiu lançar o RedDream Pack.

Com este produto o Sporting Clube de Braga pretende facilitar a associação ao clube.



O RedDream pack é um pacote que, por apenas 25 Euros garante:
->acesso aos 3 jogos do mês de Dezembro - Académica, Grasshopper e Boavista.
->as três primeiras quotas pagas
->um cachecol do Sporting Clube de Braga



Pode encontrar o RedDream pack nos seguintes Locais:
->Bilheteira estádio Municipal de Braga
->Secretaria do Cube no Estádio 1.º de Maio
->Loja do Sporting clube de Braga nas galerias do Bingo.


RedDream Pack
Faz-te Sócio do SCBraga


SCBraga.com

19 novembro 2006

Mágico Braga




Só uma nota:
Foi horrível a forma como o Ricardo Rocha insultou, quando marcou golo, os adeptos do clube que o fez para o futebol. Uma atitude destas é lamentável e mostra o lado não educativo do desporto no geral, e também uma tremenda ingratidão.

O verdadeiro fabuloso




"Out!" gritava o juíz de linha após uma jogada de ténis. O árbitro de cadeira aceitou a jogada e marcou o ponto. Ponto para Federer.
"No, it was in!" disse o Federer, dando assim o ponto ao adversário. Todos ficaram boqueabertos. No fim, disse a um jornalista. "Só quero o que me pertence. Ganhar aquele ponto era injusto, até porque foi dentro e eu devia ter chegado lá."
Assim começo por falar sobre este homem, para mim, o melhor e maior desportista de todo o sempre. Depois de ter ganho (hoje) o Torneio Masters (o último torneio de ano para o qual só são apurados os 8 melhores jogadores do ranking) Federer continua a bater recordes. 3 Grand Slams (Australian, Wimbledon e US Open) e finalista em ROland Garros. 12 torneios ganhos num ano, 120 semanas no top 1 do ranking, mais de 8 milhões de dólares em prémios de jogo (só durante este ano).
Mas mais do que recordes ou prize-money dá gosto ver este homem a jogar porque, simplesmente, é PERFEITO. Atrevo-me a dizer que, desportivamente, Federer é muito superior ao que Maradona foi no futebol. Não estou a exagerar. Jimmy Connors disse no outro dia que "Federer é o jogador que toda a gente gostava de ser. Um jogador que resume o que o ténis perfeito deve ser. Nem nos livros vem tão bem descrito o que deve ser feito, como o ténis de Federer" Isto, vindo de um dos melhores jogadores de sempre.
E claro, acima de todas as suas características físicas, psicológicas que lhe dão o domínio total e absoluto no ténis actual, está uma educação sem precedentes, uma gentileza enorme e um discurso que o enaltece a ele e ao jogador que (provavelmente) saíu derrotado. Não só é o que ganha mais prémios mas também é o rei do fair play. Por isso a minha homenagem. Fossem todos um bocado de Roger Federer e o mundo seria um lugar MUITO melhor para viver.

18 novembro 2006

do fundo do baú (1981)



Carlos Paião - o médico que quis ser cantor.

17 novembro 2006

Instituto Ibérico em Braga


"Os cerca de cinco hectares de terreno onde está instalada actualmente a Bracalândia foram os escolhidos pelo Governo português para a instalação do Instituto Ibérico, uma estrutura luso-espanhola na área da Nanotecnologia que foi anunciada na última cimeira ibérica. A revelação feita pelo presidente da câmara de Braga no final da reunião do Executivo, põe termo à especulação surgida nos últimos tempos sobre a matéria. "Este foi um processo delicado conduzido pela câmara com o objectivo de não prejudicar a escolha do concelho para a sua instalação", dise Mesquita Machado. Hoje, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, vai assinar o protocolo de constituição do direito de superfície do terreno.

"Este é um dos mais importantes projectos da história de Braga que vai trazer para a cidade os melhores investigadores mundiais na área das nanotecnologias". O autarca revelou ainda que apresentou três possíveis localizações para o Instituto "a Quinta dos Peões, a Bracalândia e o Parque de Exposições, mas dissemos sempre que se a comissão técnica não as achasse convenientes teríamos outras soluções porque o que queríamos era o instituto em Braga".

Quanto ao parque de diversões, ainda não se sabe para onde poderá ir.

A escolha da Bracalândia foi tomada pelo Governo, depois de Mariano Gago ter visitado, em finais de Agosto e em segredo, os três locais. Decidido está também a cedência de um local no Instituto de Estudos da Criança (IEC), pertença da Universidade do Minho, para a comissão instaladora começar já a trabalhar. Curiosamente, esta comissão ainda não está nomeada, sabendo-se apenas que será liderada por José Rivas Rey. Como o parque de diversões vai continuar no actual espaço até ao final de 2007 vai servir para a realização de todos os projectos e ultrapassar as questões burocráticas referentes ao processo.

Com um terço de investigadores portugueses, um terço de espanhóis e um terço de estrangeiros, ficam criadas as condições "para Braga ficar conhecida por ter um dos melhores pólos de investigação, se não o melhor, a nível europeu e com capacidade para concorrer com outros a nível mundial". Mesquita Machado lança também o desafio para que empresas de base tecnológica "se associem e criem na Quinta dos Peões um parque tecnológico, beneficiando dos contributos que o Instituto possa dar"."
Jornal de Notícias

16 novembro 2006

Força Ricardo



É amanhã o grande dia. Aqui em Portugal a malta fica a torcer por ti. Obviamente que o ideal era estarmos aí presentes na Universidade de Edimburgo e no fim, no Barony's Pub para a prova de maratona, mas mesmo a uns milhares de kilometros de distância estamos contigo. Singing in the rain somewere under the dark light of Edinburgh.

15 novembro 2006

Cazaquistão






















Hoje, porque em Coimbra se joga o Portugal - Cazaquistão, para a qualificação do Europeu de 2008, e no seguimento de uns posts sobre estes países da ex-URSS, deixo-vos mais uns quadros.

14 novembro 2006

Champions League

Este é o programa em Portugal, que melhor ilustra o fervor de quem gosta do futebol puro de Domingo à tarde. A Liga dos Últimos, da RTP N, mostra toda a dedicação e amor das nossas gentes em relação aos clubes das suas terras, em jogos vividos com imensa emoção, muita garra e muito humor à mistura. É também um espelho dos sacrificios que muita gente passa, jogadores, equipas técnicas e dirigentes, para manterem as suas equipas no activo, nunca virando a cara à luta. É o verdadeiro convivo das pessoas, convivio esse que se extingue na Superliga devido às transmissões televisivas e por consequência, aos horários impraticáveis.


Pecado Capital: Inveja


Ontem, em hora de descontação, estava a ver a MTV que apresentava o mais recente trabalho do Sam The Kid, um rapper português que, por honra não se sabe bem a quem, lembrou-se de criticar as bandas portuguesas que cantam em inglês. Até aqui tudo bem, cada um tem a sua opinião, mas o problema foi que ele usou e denegriu o nome dos Moonspell. Isto sim, é grave e só pode ser motivo de inveja pela esmagadora vitória dos Moonspell nos MTV European Musica Awards, ou por outra coisa qualquer. Então vejamos, parte da letra do "Poetas do Karaoke", do Sam the Kid:

(...) Não é correcto, eu sou mais poeta que vocês
Todos voz do rock prop hip hop escrita em inglês
Uma desculpa que foi a musica que ouviram ao crescer
Eu nunca precisei de ouvir hip hop tuga pro fazer
Isso é que dá mais prazer o meu idioma exploração
Vocês tentam outra lingua pra tentar exportação
Querem ser os Moonspell querem novos altos sons
Mas aqui o Samuel é Madredeus ou Dulce Pontes
Porque há uma identidade que vocês são todos identicos
São autenticos mendigos vendidos por cêntimos
(...)

Dizer que os Moonspell são "autênticos mendigos vendidos por cêntimos", "tentam outra língua para exportação", ou que " há uma identidade que vocês são todos identicos", é uma afronta de todo o tamanho a uma banda que chegou onde chegou, subindo a pulso, que nunca renegou as suas origens, uma banda de dimensão mundial que também tem várias letras em português, cuja mensagem, postura, discurso e atitude são 100% portuguesas. É um grupo que tem influências que vão desde Fernando Pessoa, Mário Cesariny, José Luís Peixoto passando por Nietzsce, Suskind, Burroughs ou Baudelaire, entre muitos e muitos outros. O álbum The Antidote, teve lançamento mundial e indissociável ao livro "Antídoto" de José Luís Peixoto, em formato papel ou digital, numa iniciatíva sem precedentes, pelo menos em Portugal. O vocalista Fernando Ribeiro, já possui dois livros publicados, "Como escavar um abismo" e "Feridas essencias". Se ele não conhece a obra no geral, ainda vai a tempo de conhece-la, é um investimento cultural. Devia haver mais respeito por parte de esse senhor do rap, que é um estilo de música respeitável, por alguém que muito tem feito pela cultura e língua portuguesas pelos quatro cantos do mundo. Um curriculo como o dos Moonspell merece mais do que uma simples rima, má sonante, com Samuel. Haja bom senso e ética... "Não é correcto, eu sou mais poeta que vocês"....uma atitude destas fica-lhe muito mal.

13 novembro 2006

"China parte 1" ou "O Pesadelo"

É mais do que óbvio que a China irá ser a grande potência mundial do futuro. Se mais tarde ou mais cedo, é a pergunta que falta responder. Isto traz consequências a todos os níveis e receio que depois de Mongóis, Gregos, Romanos, Turcos, Portugueses, Espanhóis, Ingleses, Franceses e Holandeses e por fim os Americanos este será o último grande império a durar. Porquê?
Pensa-se que o verdadeiro crescimento da China no ano passado foi na ordem dos 14%. Pode até parecer bom mas o facto é que quase duplicou o número de carros existentes nas ruas Chinesas. Mais carros significa mais petróleo (que a China não tem), o que significa especulação dos preços (o que a China está a começar poder pagar) e o estagnamento das economias ocidentais (que não podem concorrer com os baixos custos de produção chineses). Além disso, mais carros significa mais poluição. Mais poluição num país que não assinou o protocolo de Quioto significa efeito estufa, efeito estufa significa aumento das temperaturas, degelo dos calotes polares, libertação de metano na atmosfera. Para nós resta-nos a hipótese de ficar com um clima de verões quentíssimos (onde ninguém quer estar, dizendo portanto, adeus ao turismo) e invernos gelados (devido ao desiquilíbrio da corrente do golfo), talvez nos reste a hipótese de serms bons em desportos de inverno. Além disso começaremos a ter mais furacões.
Mais do que as condições climáticas ou económicas, será a moral do novo mundo a pagar. Que justeza haverá num mundo onde a nação mais poderosa maltrata o livre arbítrio (o Partido Comunista Chinês não pode ser posto em causa), que cada ano executa mais de 11 mil prisioneiros, que abandona doentes de SIDA em aldeias remotas, sem qualquer tipo de condições para que possam ter um final de vida digno. Que justeza haverá num mundo onde a nação mais poderosa enriquece à custa do trabalho infantil, da semi-escravidão do povo trabalhador (muitos chineses trabalham 14 horas por dia)?
E a China viu o que os Estados Unidos nunca viram. África! Começam-se agora a instalar em vários países Africanos, especialmente os que têm petróleo. Em Angola já há mais Chineses que Portugueses, na Nigéria os Chineses já tem contratos de exploração para as plataformas que estão a ser construídas e estão a começar a meter o bedelho em São Tomé...
A China é um dos países que se pensa, não oficialmente, deter armas nucleares. Que têm energia nuclear e que são capazes de fazer bombas com essa tecnologia é sabido há mais de 20 anos. Com base nestes argumentos, e também em ser o maior exército do mundo, a China subjuga várias partes que sempre foram independentes. O Tibete, Formosa são os exemplos conhecidos pelos ocidentais mas há mais. Obviamente que toda a informação acerca disto é convenientemente censurada pelo Governo Chinês.

Mas não se pense que é tudo mau com a China como potência militar e económica. Na próxima vez que escrever vou explicar o que os Portugueses podem ganhar com um China pujante e rica. Deixo estes temas à discussão

10 novembro 2006

17 anos



A Europa viu-se novamente unida, tal como a Alemanha na madrugada de 9 para 10 de Novembro de 1989 com a queda do muro de Berlim. Finalizava também a guerra-fria, tão pacificamente que a queda do muro, em Bona,Paris, Londres, ou Washington, precisou de algum tempo para ser entendida. Dez meses depois, a reunificação da Alemanha estava concluida sem que nenhum tiro fosse disparado. O mapa político europeu sofreu a mais dramática modificação desde a Segunda Guerra Mundial, sem qualquer espectro de uma eventual guerra. Acabou pacificamente a Ordem de Malta, e consigo, o Comunismo e a União Soviética, tudo graças à bandeira branca de paz erguida por Mikhail Gorbachev, que estava na presidência do Partido Comunista da ex-URSS.
Entretanto, a União Europeia passou de 12 para 15 países. Actualmente, já somos 25, embora nem todos pertençam à zona Euro por caprichos e interesses capitais, numa pluralidade de forças que condenam um futuro próspero e credível. Esta Europa tem um potencial sub-aproveitado, peneirada em diferentes culturas, línguas e ideias, reprovadores da própria constituição. Pelo buraco da fechadura, espreita a Turquia.
Ainda há bem pouco tempo, coisas maravilhosas aconteciam neste mundo. Hoje, a História mundial caminha na régua do tempo monotonamente, camuflada pela propaganda dos poderosos, na ganância economica super-aditivada, apagando por vezes fronteiras, países e populações inocentes com pretextos escandalosamente voláteis. Ultimamente, a História não tem sido tão bonita.

Fácil de entender



Deixo-vos esta sugestão, o DVD "Fácil de entender", que é o mais recente trabalho de uma banda que possui um som muito próprio, com imensa qualidade e que gradualmente têm conquistado o seu lugar em Portugal e um pouco pelo estrangeiro. São de Alcobaça, conhecidos por The Gift.

Incompetência governamental...

Estamos perante uma incompetência do governo... Depois de saber que há 68% de pessoas a fazer greve que não foram contabilizadas continua impávido e sereno em vez de tratar de saber quem são os ditos 68% que os sindicatos contabilizam a mais para poder fazer os devidos descontos...

Os sindicatos dizem que ontem fizerem greve 80% dos funcionários públicos, o governo diz que foram só 12%... Há que saber quem não foi contabilizado...

Ficamos à espera do rigor que tanto prometem...

Cristóvao, Nuno e Filipe...

09 novembro 2006

Afinal havia outra - Mónica Sintra




Grande cover.

08 novembro 2006

Fora do jogo




"Carlos Carvalhal despediu-se do Sp. Braga. No momento da saída, o técnico desmentiu que a demissão esteja relacionada com a derrota em Alvalade ou com o facto de ter permitido a João Pinto reservar-se ao direito de não entrar em campo a quinze minutos do final do jogo, numa decisão que não terá sido muito bem recebida no balneário. «As razões são apenas de ordem pessoal», garantiu o treinador. «Não têm a ver com as pessoas do Sp. Braga, têm a ver com a minha disponibilidade para treinar o clube».

Sem ser completamente esclarecedor, Carlos Carvalhal deixou subentendido que a família estaria a ser alvo de grande pressão. «Eu não sou das pessoas que vive o futebol 24 horas por dia, há coisas mais importantes que o futebol na minha vida», referiu. «Estou a referir-me a pessoas que me são próximas e que me colocaram num beco sem saída. O facto de treinar o Sp. Braga estar a afectar pessoas que me são próximas. Não há sobre para mim, eu não sinto pressão. São problemas pessoais de natureza familiar».

Carvalhal desmente Beira Mar mas garante que a única reserva moral é em relação ao Sp. Braga

Pelo meio perguntou-se a Carlos Carvalhal pelo Beira Mar. Clube que aparece na lista de pretendentes ao concurso do treinador demissionário do Sp. Braga. «Neste momento essa é uma pergunta quase ofensiva, mas entendo-a», respondeu. «É completamente falso. O presidente António Salvador tentou ontem demover-me da minha decisão durante muito tempo, até às 22.30 horas, pelo que também por isso essa informação não tem nexo. A minha situação é de disponibilidade, mas não sei como será o futuro. Para já só me apetece descansar». Certo, adiantou depois, é que está aberto a orientar qualquer clube. «A minha reserva moral tem a ver apenas com o Sp. Braga», garantiu." (maisfutebol)

07 novembro 2006

turn the page

Suicídio Bracarense



Então vamos a alguns episódios garantidamente negativos que eu consiga recordar, deste Braga:

-> em Verona a passagem à fase de grupos foi um sufoco e um verdadeiro milagre. Desnecessário tanto sofrimento contra uma equipa em crise;


-> no final da derrota com o Leiria o caravalhal disse que o jogo foi de sentido único para a baliza do Leiria. Já na altura disse e repito: MENTIRA! Nós tivemos um golo mal anulado e o Leiria também. Tivemos algumas oportunidades, mas não muitas;


-> episódio de indisciplina parte I: Vigo;


-> episódio de indisciplina parte II: Holanda (maciel manda-o "tomar no cu" e João Pinto sai directamente para o balneário, calado e nitidamente amuado);


-> no jogo da Holanda, em que o AZ nao jogou nada de especial, tivemos lances de puro amadorismo, fomos esmagados e tivemos sorte so ter levado 3, apesar do 1º golo deles ser fora de jogo;


-> contra a Naval, a ganhar 1-0 adopta uma estratégia de contra ataque cedissimo, absolutamente desrotinada e às cegas. Resultado: a Naval detonou facilmente a nossa ténue (des)organização, massacrou-nos e fizemos apenas um remate fraco na 2ª parte. Logo, o empate foi um verdadeiro milagre devido ao Paulo Santos, justiça seja feita ao santo de serviço;


-> jogo do Maritimo é a repetiçao do jogo da Holanda, mas com proporções mais graves. O Braga foi humilhado e não sofreu mais golos porque o Maritimo a certa altura ligou apenas o piloto automático. Parecia um Braga dos piores da década de 80. Inacreditável. Aos 23 minutos perdiamos 2-0 e o treinador nao mexeu na equipa. Deixou o Maurício ser bem expulso e demorou 10 minutos a meter o Irineu (claramente o melhor central do Braga) e para cúmulo da vergonha, lança o Zé Carlos quando perdiamos por 4-0. Outro pormenor vergonhoso, o Braga em todos os cantos a favor punha no máximo 4 jogadores na área do marítimo, estando ZERO ao 2º poste; o Maritimo punha 5 no minimo, na área do Braga e facturou que chegue. Palavras para quê??;


-> em alvalade, foram coisas demais, demasiado mau. Perdiamos por 2-0 e só no intervalo mexe na equipa e mal: tira o Cesinha (que não tem valor para o Braga) e mete o Matheus (titular indiscutível); tira o Vandinho (até nem estava muito mal) e põe o Frechaut (péssimo e sem ritmo), sendo esta substituição um insulto. Ponto final, derrota mais que assumida e táctica para evitar goleada. Depois acontece o episódio João Pinto, quando este é chamado para entrar e vem a passo e depois diz que não vale a pena entrar.....nem nos distritais. Para golpe fatal, foram as declarações de coitadinho no final do jogo, em que se desculpa com 2 auto-golos e um golo que não entra, quando sabe que o Sporting em 3 cantos faz 2 golos e manda uma bola ao poste e sabe tambem que não fizemos um unico remate à baliza do Ricardo, mero espectador do suicídio bracarense;


Estes são alguns episódios garantidamente negativos, que me recordo, e me fazem questionar a opção do presidente Salvador em escolher o Carvalhal. Está nas mãos do presidente a recuperação. Por enquanto estamos mal, muito mal servidos. Mas atenção, a culpa não é só do treinador, há jogadores aos quais se exige mais. Marcel, Maciel, Nem, Cesinha, Wender, Mauricio, Paulo Santos, etc.

05 novembro 2006

Senhora da Orada - Cabeceiras de Basto



Isto é a demonstração que o Renault 9 não é um carro qualquer, resiste a quase tudo e que em Cabeceiras de Basto há grandes malucos com passatempos muito à frente.

Guimarães em mp3



"Serão disponibilizados leitores de MP3, no Posto de Informação Turística do Centro Histórico, com os conteúdos das visitas, da versão adulto em, Português, Espanhol, Inglês e Francês. Existe ainda uma versão para crianças, entre os 10 e 14 anos, em Português, preparada pedagogicamente tendo em conta não só a idade do público-alvo como os currículos escolares previstos para estas idades.

O serviço está disponível a partir do dia 1 de Agosto de 2006, no Posto de Turismo da Praça de Santiago, onde se inicia a visita. Os leitores de MP3, serão cedidos em regime de aluguer por períodos de 24 horas. Com um custo de utilização de 5 euros.

Os interessados devem deixar, através do seu cartão de crédito, débito ou em numerário, uma caução no valor de 100 euros que será devolvido aquando da devolução do aparelho.

Junto com o aparelho será fornecido um mapa, que acompanha a visita, indicando, devidamente legendado, onde se encontram os 61 pontos de visita da versão adultos e um outro com os 28 pontos de visita da versão criança." - guimaraesturismo.com


Devo dizer que esta ideia agrada-me bastante. É uma óptima maneira de poder conhecer uma cidade seguindo as sugestões do posto de turismo e usando as novas tecnologias. Deviam também disponibilizar o ficheiro no posto de turismo ou mesmo online, a quem tem o seu próprio leitor de mp3, para tornar o processo ainda mais prático e evitar cauções e pagamentos.
Como exemplo negativo, ainda há pouco tempo fui ao posto de turismo de Braga com o Girino, para levar mapas e panfletos para o seu amigo brasileiro e qual não foi o nosso espanto quando a senhora nos disse qua não havia desdobráveis em inglês, havia apenas em português e francês. E o pior é que estes na primeira página tinham a palavra "Braga" ladeada por duas enormes bandeiras francesas, dando a ideia que Braga fica na França. Pequenos grandes pormenores.

04 novembro 2006

Luna - Moonspell




Antes de saberem se ganhavam ou não o prémio de melhor banda portuguesa nos MTV European Music Awards, no mesmo dia, os Moonspell lançavam o video do novo single do álbum Memorial, Luna, depois do primeiro ter sido Finisterra. É, pode dizer-se, a cereja em cima do bolo, quando eles estão em digressão nos Estados Unidos, Canadá e depois na Europa.
Sugiro uma visita ao site oficial.

"Slow down. God can hear you."



"Queríamos agradecer e dedicar este prémio e invulgar reconhecimento a todos quantos acreditaram (ou não, eu também tinha dúvidas!) e dispensaram o seu precioso tempo a votar online. Este prémio é importante para todos nós enquanto prova da nossa visibilidade, importância e capacidade de mobilização. O maior reconhecimento que temos é, sem dúvida, a vossa participação no nosso mundo e na nossa criatividade sem compromissos. Mas não queremos menosprezar este acontecimento pois toda a ajuda em Portugal é pouca para que o Metal seja visto com a seriedade que merece. E, nesse sentido, talvez este seja um dos momentos mais decisivos da nossa carreira, juntamente com outros que nos deixam saudades como o concerto no Convento do Beato ou a entrada do Sin nos tops nacionais. Estamos neste momento em Seattle e conseguimos sentir toda a vossa força e contentamento aí na nossa amada e nunca, mas nunca esquecida terra, PORTUGAL! Todas as noites, apesar das dificuldades, tentamos honrar-vos com bons espetáculos e aproveitamos o vosso apoio presente embora longíquo para nos inspirarmos e fazer melhor.

Uma palavra de agradecimento também à nossa crew, a todo o staff da Universal, à Lisboa Agência, à MTV Portugal e a todos os media que reconheceram e escreveram sobre o nosso trabalho. Muito obrigado a todos vós! Obrigado!"
(Fernando Ribeiro)

03 novembro 2006

SCBRAGA 4 - Slovan Liberec 0

Parabéns Mesa da Ciência

1 ano de perturbações compulsivas.

MTV EUROPEAN MUSIC AWARDS 2006



Os Moonspell ganharam o prémio de Best Portuguese Act da MTV European Music Awards. Ganharam a grandes nomes da música portuguesa que foram, Boss AC, David Fonseca, Expensive Soul e Mind da Gap. Depois da entrada directa para 1º lugar do top português no lancamento do último album, Memorial, este é mais um feito histórico, entre muitos outros, da banda portuguesa que corre os quatro cantos do mundo. É a consolidação de um estatuto respeitável e até hoje inigualável, um percurso que deve ser visto com a seriedade que merece.
O metal gótico de Portugal, sob o feitiço da Luna.