31 outubro 2007

Mudança de estratégia?

O SCB foi nos últimos 5 anos um clube que se habituou a jogar pela vitória, fosse quem fosse o adversário, e a consegui-la na maior parte das vezes. De um clube minado por presidentes que procuravam o seu próprio benefício em prejuízo da instituição, o SCB tornou-se numa ilustre vitrina de jogadores da qual, invariavelmente, saltavam para contratos muito mais atractivos no Estrangeiro ou até cá dentro. Para isso, muito contou a colaboração da empresa Gestifute, de Jorge Mendes, que ajudava o Braga a trazer jogadores para depois ganhar alguma percentagem nas vendas.
Passada a era Jesualdo, Jorge Mendes aproximou-se mais do clube. Não só geria muitos dos jogadores, como também o treinador e até o Director Executivo, naquele que tinha sido um cargo desempenhado exemplarmente por Artur Monteiro.
Mas de repente, da fartura veio a seca. Saiu Jorge Costa, saiu (ou irá sair) a sua equipa e saiu Eládio Paramés, ao que se diz, o culpado pela não obtenção do visto de Hussaine aquando da visita a Bolton.
E fica a pergunta, como é que vai ser este Braga, visto que terá chegado ao fim a ligação Jorge Mendes - Salvador?

30 outubro 2007

O senhor que se segue


Em consequência da saída de Jorge Costa de treinador do Sporting Clube de Braga, a administração do Sporting Clube de Braga Futebol SAD decidiu entregar provisoriamente o comando da equipa principal ao técnico dos juniores do clube António Caldas.

António Caldas é um técnico da “casa” que já desempenhou funções de treinador nos vários escalões incluindo a extinta Equipa B do Sporting Clube de Braga. in scbraga.com

Jorge Costa sai

A SAD do S. C. Braga prescindiu do técnico Jorge Costa.

Após o jogo com a Naval, o presidente António Salvador, reuniu-se com o técnico e depois de uma pequena conversa, comunicou-lhe a decisão, imediatamente aceite e entendida pelo treinador.

As exibições menos conseguidas e os resultados verificados, nada condizentes com os objectivos e pergaminhos do clube, estiveram na base desta decisão.

No entanto, a SAD do S. C. Braga não pode deixar de agradecer o brio profissional e a dedicação ao clube demonstrada por Jorge Costa durante o tempo em que serviu o S. C. Braga.

O trabalho da equipa foi entregue provisoriamente aos técnicos-adjuntos. in scbraga.com


Eu sempre fui um defensor do Jorge Costa e do trabalho que ele estava a realizar no Braga. Acho que, esta instabilidade bracarense está a durar tempo demais. Talvez só o Mourinho consiga pôr alguns dos jogadores do Braga a correr. O futuro adivinha-se negro.

Metro em Braga

Eu queria só referir que, em minha opinião (e concordando a 100% com o que foi dito anteriormente), o metro no Baixo Minho talvez catapultasse esta região acima da região do Grande Porto e, esta "Grande Minho" ficava em posição priveligiada para, juntamente com as áreas metropolitanas galegas, formar uma zona economicamente favorável em contexto europeu. Mas infelizmente não acredito em milagres. É difícil juntar cidades que não se entendem a nível institucional. No Minho ainda reina a mesquinhez política com laivos de messianismo e populismo e estes polos dentro de uma possível área metropolitana (Braga, Guimarães, Barcelos e Famalicão principalmente) não cederiam um milímetro por um interesse qualquer redundante pelo simples facto de que a ganhar esse tal redundante interesse ganhariam meia dúzia de votos. Eu sempre achei muita piada a estas guerras clubísticas entre Braga e Guimarães, mas sinceramente penso que está na altura de mudarmos todos (falo dos minhotos) a nossa mentalidade para sobrevivermos com a nossa força. Juntos, vamos lá. Separados, jamais alcançaremos alguma coisa. E exemplos disso não faltam.

29 outubro 2007

Vão buscar alguém que saiba!

As declarações de Jorge Costa no fim do jogo com a Naval são inacreditáveis. Mesmo para quem o tem defendido (ou para quem o tem defendido para que a turbulência em torno da equipa seja a mínima possível) isto é demais!

«Não é um resultado que me deixe satisfeito, até porque tivemos oportunidades para sair daqui com uma vitória. O Sp. Braga não conseguiu ser equipa durante os 90 minutos. Quem quer andar na alta competição tem de ser profissional durante um jogo todo. O que faltou? Não sei. Se soubesse, já tinha modificado.»

Jorge Costa, se não sabes o que fazer com a equipa que escolheste (com o maior orçamento alguma vez gasto pela direcção do SCB) faz-nos um favor e põe-te a andar!

Música e terror em noite de Halloween

Reza a História que os antigos povos celtas acreditavam que entre o pôr-do-Sol do dia 31 de Outubro e o nascer do dia 1 de Novembro ocorria uma noite sagrada em que o ‘véu’ entre o mundo material e o mundo dos mortos e dos deuses ficava mais ténue. Ora, cada vez mais ténue está também o véu que separa Portugal da celebração do Halooween, que apesar de ser uma tradição fundamentalmente anglo-saxã tem tido cada vez mais adeptos entre nós.

[...]

- É fácil introduzir a tradição do Halloween, sobretudo anglo-saxã, num país como o nosso?

- Em Portugal tudo é complicado. Houve alguém num fórum que estranhou criticamente o facto de celebrarmos a Noite das Bruxas em Portugal, porque não fazia parte da nossa tradição. Muito bem, o que fazer então? Ir tocar na procissão do adeus a Fátima ou no coreto, entre o cheiro das sardinhas, não faz nem o nosso estilo nem o dos nossos fãs. [Fernando Ribeiro, in Correio da Manhã]

28 outubro 2007

Eléctrico vs Metro de Superfície

Antes de mais, quero dizer que sou um puro defensor do melhoramento dos transportes no Baixo Minho e especificamente em Braga. Acredito que a melhoria dos transportes em Braga só será conseguida com um aproveitamento efectivo dos TUB (fazendo trajectos rápidos e frequentes, o que também implicará a instituição de faixas para autocarro) com uma conexão efectiva com o transporte metropolitano do futuro, o metro.
Como tal, fui um dos muitos que esteve na génese do debate dos transportes no Baixo Minho na blogosfera. Recentemente, Pedro Morgado, utilizando o fantástico blog Avenida Central aventurou-se numa petição, a famosa Petição pelo Eléctrico que resultou num surpreendente número de subscritores a apoiarem a iniciativa. Eu fui um dos que votei embora houvesse uma pequenina coisa que me inquietasse - será que as pessoas vão mesmo perceber a verdadeira função que se quer num eléctrico em Braga? A minha dúvida foi esclarecida pelo recente trabalho que a ComUM fez no centro de Braga que merece as minhas mais entusiásticas palmas. A maior parte dos inquiridos (se bem que a amostra seja pequena no tal trabalho) liga a imagem do eléctrico com esta (ver abaixo) canalizando os pensamentos para o eléctrico voltado para o turismo.
As respostas foram esclarecedoras com a a maioria dos entrevistados a dizer que não era uma aposta rentável e que havia muitas coisas para fazer antes, e mesmo alguns, duvidaram da função do Eléctrico como uma alternativa de transporte.
Embora ache (e seja um acérrimo defensor) do turismo como uma das grandas apostas para o futuro de Braga, creio que o eléctrico virado para o turismo não é uma prioridade, há coisas bem mais importantes a ser feitas para atrair turistas. Creio que quando se fala em Metro de Superfície as pessas associem não só esta imagem (ver abaixo) mas também como uma mais valia para eles próprios, uma maneira de se movimentar na cidade mais depressa e efectivamente.

Fiz a minha pequena experiência (que não pode ser interpretada com nenhum rigor científico) e perguntei a familiares e amigos se queriam um eléctrico em Braga e se queriam um Metro de Superfície. Fiquei surpreendido quando todos preferiram o metro de superfície, mesmo dizendo-lhes que os dois poderiam fazer a mesma coisa porque na realidade são a mesma coisa.
Este post vem alertar, portanto, que a palavra "Eléctrico" travará, concerteza, muitas pessoas de acharem esta uma prioridade para Braga. O Metro de Superfície (ou eléctrico, como lhe queiram chamar) é uma prioridade para Braga e para o Minho. Só teremos a ganhar quando tivermos uma alternativa rápida e eficaz que ligue os vários pólos populacionais do Baixo Minho, tornando a região mais interligada, mais unida e com mais pujança no contexto do Noroeste Ibérico.

Poluição



Nós somos as nossas acções.

The Miracle


"[...]The one thing we're all waiting for, is peace on earth and end to war,
It's a miracle we need, the miracle,
Peace on earth and end to war today,
That time will come, one day you'll see when we can all be frinds."

27 outubro 2007

A Terra sem o Homem


Vi esta foto no Mal Maior. Depois fui espreitar o vídeo no site do Expresso. Vale a pena ver.

Regresso


O blog cultural do Minho está de volta.

Eléctrico desejado entre os bracarenses



"...é um investimento bom, é melhor do que o que se fez no estádio de futebol quando tínhamos um estádio maravilhoso. O estádio que tínhamos, o 28 de Maio, a menina põe-se lá em cima e vê a cidade toda, ali [Estádio Axa] vê pedras."

Em grande.

26 outubro 2007

Braga fechou para obras


Sinceramente. Estou farto das obras que estão a fazer em Braga.

É inconcebível demorar tanto tempo a fazerem obras numa das principais vias de entrada ou sáida da cidade.

Parece um país de terceiro mundo. Demorar 20 minutos de Celeirós à Quinta da Capela. Nunca visto.

No outro dia estive em Espanha (Vigo) e estavam a fazer obras na estrada de noite. Dá que pensar.

Mobilidade em Braga a repensar com urgência.

O Braga como objecto de arremesso político

  • A coligação Juntos por Braga quer um centro de estágios para o SC Braga. Foi a primeira oportunidade que Ricardo Rio encontrou para surpreender Mesquita Machada que tanto usa o Braga como bandeira do (seu) sistema.
  • Mesquita, sentindo que sofre um golpe duro nada diz. Endividou-se (ou nos) com o Estádio AXA e está de mãos atadas.
  • Salvador quer comprar o terreno do amigo. O amigo é colega de direcção no SC Braga. O amigo está em tribunal relativamente ao processo BragaParques...

No meio disto tudo, o SCBraga é que fica associado ao lodo político!

O sacrifício das cebolas

Esta semana, dedico o meu espaço científico-gastronómico à razão pela qual as cebolas nos fazem chorar, quando as cortamos para fazer uma salada ou coisa assim. Espero que gostem!

25 outubro 2007

Na pista do 4º grande

Por Luís Freitas Lobo, in A Bola

Arranca em Bolton a participação do Sp. Braga esta época entre a elite europeia de clubes. É a quarta qualificação consecutiva para a Taça UEFA mas o seu presidente tem sussurrado ambições maiores. Fala na Champions, em ganhar uma Taça. Nada mais legítimo. O título já é outra questão. Para lá chegar só numa época com os três grandes todos em depressão exibicional simultânea. Não é, porém, razão para sentirem frustração. O nível que o clube atingiu nas últimas épocas tornou-o, desportivamente, o quarto grande. E, muitas vezes, a melhor resposta em Portugal à pergunta o que é jogar bem foi sugerir ver um jogo do Sp. Braga.
O clube encontra-se hoje num momento chave. Conseguir ser o quarto grande não apenas por resultados desportivos circunstanciais (como já foram, noutros ciclos, Belenenses, Boavista ou Guimarães) mas sim pelo seu estatuto como clube, independentemente de a bola entrar ou bater no poste. A recuperação económica é um facto e num futuro próximo será inevitável, pela natural erosão do tempo, viver sem a mesma mão camarária que, para o bem e para o mal, lhe balizou o destino durante três décadas. E 30 anos é muito tempo. De mais mesmo se olharmos que de património o clube nada tem. Por isso a falada Academia de Futebol (com maior ou menor especulação imobiliária) é decisiva para construir esse futuro como quarto grande num clube que sempre teve excelente formação e, paradoxalmente, andou sempre com a casa às costas para esse miúdos se treinarem.

No relvado a equipa vive ainda sem uma identidade. É verdade que o clube não pode fugir aos bons negócios mas custa ver lógica desportiva para o Braga vender e, sobretudo, comprar tantos jogadores todas as épocas. Nesta foram 16! Jorge Costa ainda não conseguiu equilibrar o onze. A equipa é forte a atacar, com extremos perigosos (Wender, José Manuel, Hussaine) no um para um e inteligentes em triangulações com a subida dos laterais (João Pereira e César Peixoto) ou em trocas posicionais com os médios de segunda linha (Jorginho ou João Pinto) servindo um bom ponta-de-lança (Linz), mas, depois, sofre muito quando fica sem bola. É esse o grande problema do actual Braga: a transição defensiva. Os laterais fecham mal em recuperação, Madrid está demasiado encostado aos centrais, Vandinho perdeu a intensidade do passado para ser o box to box defesa-ataque-defesa, ficando muitas vezes a meio caminho. Tudo isto sucede em 4x3x3 ou 4x4x2.

Como o actual momento do Boavista explica, ser o quarto grande não passa por ganhar esporadicamente um título nacional. Passa por criar bases (estruturas próprias cruzadas com gestão financeira e desportiva realista) que no futuro tornem o clube independente. Da terra ou do céu.

Mais indisciplina

João Vieira Pinto foi alvo de um processo disciplinar depois de uma saída nocturna, ocorrida na semana passada. O avançado aceitou um convite para uma festa num espaço diversão da cidade do Porto e, de acordo com a nota de culpa, infringiu o regulamento interno do clube pois a hora em que abandonou a festa foi considerada tardia.

Contudo, não é esse o entendimento do internacional português. Com efeito, João Pinto respondeu de imediato à nota de culpa e indicou testemunhas que o ilibam por completo. Fonte conhecedora do processo admitiu mesmo a Record que o caso não terá repercussões pelo que será arquivado brevemente.

Não foi, contudo, por este motivo que foi excluído do jogo desta noite. De acordo com os dados disponíveis, tal ausência deve-se a razões pessoais que nos últimos dias têm perturbado o seu estado emocional.

Na conferência de imprensa, Jorge Costa assumiu a ausência como sendo uma opção técnica, mas não a justificou, pois entende que para o fazer tinha também de explicar, por exemplo, porque excluiu o brasileiro Lenny do lote dos convocados para o jogo europeu. in Record.


Os casos de indisciplina repetem-se. Ver as exibições de alguns jogadores do Braga e somar com estes episódios, dá que pensar. Provavelmente, querem fazer a cama ao Jorge Costa.

Do marketing que não existe

Fiz há duas semanas uma visita à saboaria e perfumaria Confiança. Eles têm uma showroom onde se vê vários produtos antigos e modernos. Nos antigos, um que me chamou bastante a atenção foi um sabonete com o símbolo da Académica de Coimbra. A caixa era lindíssima. Se há coisa que a Confiança prima por um requinte inigualável, é no design dos rótulos de alguns dos seus produtos. Rótulos esses, feitos lá na fábrica, à mão, mantendo as linhas originais. O Sporting Clube de Braga podia fazer uma parceria com aquela fábrica bracarense e fazer vários produtos com a marca Sporting de Braga: sabonetes, perfumes, after shaves, pó de talco, e espumas de barbear. Fiquei a saber também que no concelho de Braga, só duas farmácias é que não têm sabonetes Confiança, com o nome da farmácia no rótulo, para oferecer aos clientes. O Braga tem que se mexer.


Adenda: Já enviei esta sugestão há alguns dias por e-mail ao departamento de marketing do SCBraga. Até hoje não obtive resposta.

24 outubro 2007

Minho Actual TV

Muita gente fala que Braga devia ter uma televisão própria, que se deveria desmarcar do Porto, do centralismo de Lisboa. Mas ninguém faz nada. Nem cria uma televisão, nem vê a que já existe.

23 outubro 2007

Tratado de Lisboa

No passado dia 20 de Outubro, pela madrugada, assinou-se um novo tratado para a "nossa" Europa dar mais um passo para ser, não uma comunidade de países, mas antes uma federação de estados à semelhança do que acontece nos Estados Undos da América. Eu, sou federalista convicto, mas arrepio-me no que à cultura concerne. Na minha opinião, cada estado, ou cada país, tem uma cultura tão forte e tão diferente, que pode ser considerada um património nacional. Ora este é o problema! É que cada país, a partir de uma certa altura (e essa altura já chegou) poderá começar a ter um processo de aculturação. Eu considero-me europeísta convicto e claro que há valores europeus em comum , mas recuso-me a diluir culturalmente com os demais da Europa. Mas verdade seja dita... também um bocado de cosmopolitice não faz mal a ninguém.

22 outubro 2007

Mais um!

Camarote @ Coliseu LX, o mesmo quer dizer, mais um bilhete ganho para os Moonspell. Noite de Halloween em grande, embora já tenha ido a um concerto deles de Halloween, no Coliseu dos Recreios, lotado, mas na altura do Darkness and Hope (2001). Agora, apresentam o disco Under Satanae, que revisita, com uma sonoridade muito mais requintada, o Under The Moonspell e Anno Satanae, ambos do inicio da década de 90. Papa concursos? É aqui.



31/10/2001 - Coliseu dos Recreios - Lisboa
Opus Diabolicum (Andamento III - Instrumental Compendyum)

21 outubro 2007

Mal Maior

Hoje passam 24 meses desde que o Mal Maior viu a luz do dia. O Mesa da Ciência saúda este vizinho cabeceirense e a sua escrita contundente, muito bem construída. Ainda que, essa notável perícia em manejar as palavras, seja por vezes, arma contra o mágico da pedreira ;) Agora a sério, que o Mal Maior carregue as novas das belas Terras de Basto por largos anos.

Campeão do Mundo

Kimi "Iceman" Rikkonen é o novo campeão do mundo de Fórmula 1. O título vai assim, contra toda as expectativas, para a Finlândia.

Em directo para a televisão

O jogo Bolton - Braga vai ser transmitido pela RTP 1, 5ª feira 25 de Outubro (20h00). Às vezes, há serviço público.

Campeões do Mundo


A África do Sul é a nova campeão do mundo de râguebi. Derrotaram na final a Inglaterra por 15-6.

A oportunidade perdida ou a distância entre o Theatro de Circo e a população Bracarense

Ontem fui a um concerto do grupo Bajofondo Tango Club em Coventry, no Warwick Arts Centre. São talvez na actualidade o meu grupo preferido. O concerto foi fenomenal, a banda convidou o público ao palco e a última música foi tocada com cerca de 50 pessoas a dançar por entre a banda. Tive a oportunidade de trocar umas palavrinhas com Gustavo Santaoalla (ganhou o Oscar por melhor banda sonora - Brokeback Mountain) ou com Supervielle, autor do fabuloso álbum com o mesmo nome.
Pena foi que o Theatro de Circo não só não tenha atendido às sugestões dos cidadãos (não fui só eu que os recomendei) bracarenses (fechando-se nas suas ideias) e não os tenha convidado para tocar por cá. Felizmente, o Centro Cultural de Vila Flor teve a feliz ideia de colmatar esta falha incrível.

Aqui fica o testemunho de Guimarães.

Gazela

Santa Fe é uma cidade americana mundialmente conhecida como sendo um lugar de grande actividade cultural. Feiras de quadros na rua, joalherias de luxo, etc etc etc...

Nesta cidade há um mercado de comida da rede "Whole Food" conhecida por ter comida de elevada qualidade e preço.

Nessa loja, na secção de peixe estava em destaque um vinho de "grande qualidade e fortemente recomendado para acompanhar um peixe de boa qualidade". Era nada mais nada menos que vinho "Gazela". Vinho Verde do nosso país...

Sabe bem ver estas coisas...

20 outubro 2007

Aris



No dia 06 de Dezembro, o Braga vai jogar neste inferno grego para a Taça Uefa. Os adeptos do Aris de Salónica não brincam em serviço.



"Hello from Thessaloniki, Greece!

I am an ARIS fan and I am very happy my team will play against yours in the UEFA Cup. First of all, you should know that Braga is quite known in Greece, you are among the top 4-5 most famous teams of Portugal! We also used to have a player named Braga in the past!

Let me say some things about my team. ARIS is among the most famous clubs of Greece, with 3 championships and 1 cup. We are mostly known for our numerous fans who support the team always and everywhere! The atmosphere in our stadium "Kleanthis Vikelidis" is going to be very difficult for you, as 20.000 and more ARIS fans will be standing over your players' head, with constant voice and other incredible shows!" in superbraga.com


Também no Arsenal de Braga

Outras Mesas


Concelho de Cabeceiras de Basto

[Avenida do Mal] O Burro a Pão-de-Ló - por Vítor Pimenta, no Avenida Central.

Melgaço


Visitar: Esta vila cercada por muralhas no reinado de D. Afonso III, tornou-se famosa pela sua resistência patriótica durante a Guerra Peninsular. Castelo (séc. XII), igreja matriz (séc. XIII). Antigas casas e palácios na parte zona da cidade. Casa dos Castros, Torre do Fecho. São Gregório: Igreja de Nossa Senhora da Orada (séc. XIII). Solar do Alvarinho (edifício seiscentista)

Museus: Núcleo museológico na torre do Facho.

Feiras: Feira do Alvarinho e do Fumeiro/Feira Mostra dos Produtos Locais (no final do mês de Abril).

Arredores: A 2Km na direcção O, estância balnear de Peso de Melgaço (aberto durante o verão). A 5Km a E. da vila, em Fiães, mosteiro cistercience (séc. XII). Castro Laboreiro: Ponte Céltica de Pontos, Castelo e Ponte e Moinho da Assurreira (séc. XIII). Paderne: Igreja Paroquial (séc. XII). Parque Peneda Gerês. Estrada Turística que liga Castro Laboreiro-Peneda-Soajo. Prática do desporto aventura: caminhadas, rapel, slide, BTT e rafting (descida do Rio Minho).

Gastronomia: Cabrito assado no forno de coser o pão; lampreia, com arroz, à bordaleza, frita com ovos, trutas do rio Minho abafadas; sarrabulho; caldo de farinha, grelos com rojões; bola da frigideira; bolo da pedra; arroz de cabidela; água d'unto. Docaria: bucho doce, migas doces, pastéis mimosos.

Informação de Turismo: R. da Loja Nova. Telf. 251 402 437

in Guia Repsol Portugal 2004-2005

Também no BlogMinho

Live @ Coliseu LX


O IOLMúsica vai transmitir em directo a festa de Halloween que vai decorrer no Coliseu de Lisboa, a 31 de Outubro, e que servirá de apresentação a "Under Satanae", o novo trabalho dos Moonspell, num concerto onde a banda revisita o início da carreira, nomeadamente a demo "Anno Satanae" e o lendário EP "Under the Moonspell".

Depois de se tornarem na primeira banda portuguesa de Metal a conquistar um Disco de Ouro e a entrar directamente para o primeiro lugar do top de vendas (feitos alcançados com o álbum "Memorial" de 2006), os Moonspell preparam-se para tornar a Noite de Bruxas ainda mais arrepiante!

A primeira parte está a cargo dos portugueses Kalashnikov e da banda checa de metal ROOT. Depois da actuação dos Moonspell a festa continua noite dentro no bar do Coliseu com o DJ Set do colectivo Vanity Sessions. in iol


Lá vou eu ter que ficar colado ao monitor do computador.

19 outubro 2007

Ciência

Já pensaram em fazer gelatina de ananás? Então, das duas uma: 1)pensem duas vezes ou 2) vão ao Ciência da Culinária. E desconfiem quando vos disserem que a gelatina é feita de ananás fresco!

18 outubro 2007

KNojo!

Knojo! A Ciência Indiscreta do Corpo Humano


O que provoca o mau hálito? E o cheiro a suor? De onde vêm os barulhos estranhos que o estômago produz? De que são feitos os macacos do nariz?

A ciência está em todo o lado e procura a resposta para todas as perguntas… mesmo para estas!

Uma exposição repugnantemente fascinante sobre o teu corpo e tudo o que de mais desconcertante nele se passa. in Pavilhão do Conhecimento

16 outubro 2007

Confiança - Saboaria e Perfumaria



O site está acabadinho de estrear; a fábrica completou no passado dia 12 de Outubro, 113 anos. As instalações mudaram, mas as máquinas e os segredos são os mesmos. Um marco bracarense no mundo.

Nós por cá: Carlsbad Caverns National Park

Depois de caminhar durante cerca de 3.2 kms, chega-se ao "salão" principal das grutas de Carlsbad. Esta "sala", a cerca de 240 metros de profundidade, tem 78 metros de altura e 550 de largura.

No final do dia, os visitantes podem admirar a saída dos morcegos de dentro da caverna.

Estive lá e só vos posso dizer que é algo de outro mundo... Fascinante...

Deixo-vos algumas fotos na consciência de que estas não revelam a maravilha que é este "National Park".





15 outubro 2007

Wash your hands!

O Dr James Lee, director do infâme hospital de Turnbridge Wells, in Maidstone, Kent, apresentou a demissão depois de terem sido detectadas 90 (um número que poderá chegar às 3 centenas!) mortes devido a infecções com a bacteria Clostridium difficile entre 2004 e 2006. A pergunta fica: foi preciso assim tanto tempo para se descobrir tamanho foco de infecção? Será que não aprendemos nada com episódio dos bebés de Bristol?

14 outubro 2007

A Ponte



Ainda Primeiros



A Escócia soma e segue na qualificação para o Euro 2008.

Terços de Dinheiro

Povo toldado de fé, dinheiro a mais, multidão manipulada, assobios e apupos. Há de tudo.

Outras Ciências

"[Avenida do Mal] O Contexto, as Ninharias e o País de Sacristia" - por Vítor Pimenta, no Avenida Central.

Um texto com muito sumo, brilhantemente escrito. Aconselho vivamente uma leitura atenta.

Nos por cá: Very Large Array

Para os amantes do cinema e os fãs da Judie Foster, o que vou dizer não é novidade nenhuma.

No sul do estado do Novo México, o tal que ando a explorar, está um dispositivo montado com 27 antenas espalhadas por dezenas de quilómetros, para fazer radiotelescopia com base em principios de interferometria. É, sem dúvida, o maior sistema de radiotelscopia, e com maior resolução, do mundo.

Aqui fica a imagem de uma das antenas (comparem com a dimensão das pessoas) e também da sala de controlo que aparece no filme Contacto com a Judie Foster.



13 outubro 2007

Velha, estás de parabéns!


Depois de uns iniciais sobrolhos franzidos, sinal de desconfiança, o estaleiro cultural "Velha- -a-Branca" afirmou-se no panorama da cultura alternativa de Braga como uma estrutura onde é possível formar públicos e criadores. Foi há três anos, comemorados este fim-de-semana, que um grupo de amigos saídos do projecto "Bragatempo" decidiu passar das "palavras à acção" e acabar com a ideia instituída "de que não havia gente interessada na cidade em fazer cultura" e numa altura em que não havia Theatro Circo.

Com um público disperso e pouco desperto para as questões culturais, o estaleiro conseguiu "consolidar-se e está próximo daquilo que inicialmente foi pensado para o projecto". O presidente da Direcção da Velha-a-Branca, Luís Tarroso, realça que a intenção "não é trabalhar para massas, ao contrário do Theatro Circo, mas sim formar criadores que possam contribuir para a mudança do paradigma cultural da cidade onde existem os mesmos artistas que existiam há 20 anos", o que coloca Braga "muito atrás na política da formação cultural. Não é um erro de agora. É um erro com 30 anos de vida, tendo havido inclusive coisas importantes que se foram perdendo no tempo", como por exemplo os Encontros de Imagem.

A Direcção da "Velha" continua à espera que a administração do Theatro Circo cumpra o que prometeu há mais de um ano quando anunciou a intenção de agregar à volta da sala as associações culturais da cidade "Não estamos chateados porque a nossa vida continua, mas se prometeram ainda não cumpriram", diz ainda Luís Tarroso.

Ao contrário de Braga, vários espaços de Guimarães já contactaram com o estaleiro cultural para a celebração de parcerias. Para o futuro a aposta passa pela área do ambiente e do planeamento urbanístico. Enquanto isso, as comemorações dos três anos de vida, hoje, amanhã e domingo, contam com dois concertos de jazz, uma sessão de videojamming, um bolo de aniversário e mais algumas surpresas. in JN


Esta Velha merece muito respeito. Parabéns!

Outras Mesas

"Rua da Cruz da Pedra", - por Pedro C. Azevedo, no Linha do Horizonte.

12 outubro 2007

Nos por cá: Trinity Site

Um dos sítios onde fui no fim-de-semana passado foi Trinity Site. Depois de entrar na zona de testes de misseis, anda-se mais 20 kms e lá encontramos Trinity Site, o sítio onde foi testada a primeira bomba atómica.


É interessante como a zona onde eles fazem todo este tipo de testes fica pertinho da fronteira com o México, porque não fazem eles no centro do país?

No chão encontra-se um tipo de rocha que eles chamam de trinitites, rocha que se forma após a explosão e com grande actividade.

11 outubro 2007

Dependente de Heavy Metal


Um tribunal da localidade sueca de Hasslehölm declarou que Roger Tullgren, de 42 anos, tem uma dependência que o impede de atingir um rendimento regular no seu trabalho. O vício em questão é a música heavy metal. Tullgreen precisa de várias horas diárias para ouvir os seus discos, sendo que, em 2006, não pôde deixar de assistir a cerca de 300 concertos. As idas aos concertos conduziram ao seu despedimento, já que implicavam muitas vezes que faltasse ao trabalho. Segundo Rock&Blog do jornal espanhol "El Mundo", há dez anos que Tullgren tentava que a justiça sueca reconhecesse que a sua dependência o afectava psicologicamente. Agora, um juiz deliberou que Roger Tullgren deve ter um trabalho em part-time e uma pensão de 400 euros mensais para compensar as horas de trabalho que não consegue cumprir por causa do heavy metal. Em declarações ao jornal sueco "The Local", Roger diz ter assinado um documento que dizia o seguinte: "Roger sente-se obrigado a mostrar o seu estilo heavy metal, o que dificulta a sua situação no mercado laboral. Por isso, necessita de ajuda adicional". Segundo o mesmo jornal, a patologia de Roger surgiu em 1971 quando o seu irmão mais velho lhe mostrou um disco dos Black Sabbath (na foto). in JN

Ainda há países onde a justiça funciona como deve ser. Fantástico.

10 outubro 2007

Caos


A cidade de Braga, há já longos dias que tem estado intransitável. Quem tem que sair de casa cedo para trabalhar, desespera nas filas de trânsito compactas, resultado das obras que se fazem em algumas vias-rápidas e viadutos. Ao fim do dia, passa-se o mesmo. Só gostava de saber porque é que não se lembraram de esburacar tudo no mês de Agosto, altura em que a cidade parece um deserto. Enquanto dura este retalho, ando a pé, inspirando o fumo de escape da urbanidade. Desisti de queimar neurónios, embraiagem e amortecedores.

Sentido Obrigatório


A Selecção Portuguesa vai jogar ao Azerbaijão. Desta vez, contra um país onde o desporto-rei são o kickboxing e o boxe, só há um resultado admissível: ganhar.

American Motto...

Esta Segunda-Feira foi feriado nos Estados Unidos. Comemorou-se o dia de Colombo (excepto em alguns estados que se recusam a comemorar porque dizem que Colombo foi maligno para o país.)...

Aproveitei os 3 dias de folga e dirigi-me para sul do país. Bem, como devem imaginar mais sul do que onde eu estou só há mesmo deserto...

Num "tasco" de beira de estrada dedicado a servir pequenos almoços, onde me olharam de canto porque pedi um copo de leite, um copo de café e uma torrada, por entre uma dezena de pessoas rodeadas de ovos, bacon, geleia quente, hamburguers, batatas fritas e panquecas, encontrei uma mensagem na parede que considero ser o lema do Americano:

Oh lord, if I cannot be skinny please make the person standing next to me plump.

08 outubro 2007

Quem me dera lá estar! - II


myspace/moonspell

Outras Mesas


Busteliberne, Cabeceiras de Basto

"Cabeceiras de Basto: Brumas no Futuro?" - por Vítor Pimenta, no Mal Maior.

Dr. Bayard



Achei engraçado o layout deste cartaz, usando os míticos rebuçados do Dr. Bayard para "intimidar" os caloiros.

No Limiar das Palavras...

"Este é um espaço para os meus alunos de Português... os que o são, os que o foram... os alunos da Escola Secundária de Barcelos... (e seus amigos que, se "vierem por bem", serão muito bem recebidos!)... Poderá vir a ser um ponto de encontro, onde a palavra escrita imperará, porque acreditamos, ao contrário de Torga, que escrever não é "um acto inútil"... inútil é calar."


No limiar das palavras... é um blog criado por uma professora, Fátima Inácio Gomes, com o intuito de tornar a relação professor-aluno mais estreita e imediata, optimizando assim todo o processo ensino-aprendizagem. Esta reportagem, foi realizada por alunos de Comunicação Social da Universidade do Minho.

07 outubro 2007

Fórmula 1 - emoção até ao fim

Está a ser o mais emocionante campeonato da Fórmula 1 das últimas décadas. O Britânico rookie Lewis Hamilton abandonou a corrida e quem se aproveitou foi o seu companheiro de equipa (e rival), o Espanhol Fernando Alonso, que ficou em segundo lugar e conta agora 102 pontos e o Finlandês Kimi Raikkonen que junta 100 pontos. Hamilton lidera com 107 pontos e só há um grande prémio por disputar. A corrida está ao rubro, tudo se vai decidir no Brasil!

06 outubro 2007

Lobos, o verdadeiro reconhecimento!

Foram os comentadores, foi o Zé Povinho, foram as televisões estrangeiras e os cibernautas que disseram, os lobos deram uma lição de humildade. Mas foi quando vi um Galês a vestir uma camisola da Selecção de Rugby Portuguesa não queria acreditar. Perguntei-lhe se era Português, se conhecia Portugueses ou se gostava do país. "Nunca lá fui mas agora quero ir. Mandei vir a camisola depois de os ver jogar contra a Escócia. Sou Galês e quero que o País de Gales ganhe tudo mas agora, também sigo Portugal."

05 outubro 2007

On Fire

A ministra da educação deve ter as orelhas a arder depois deste belo discurso do Presidente da República. Só peca por tardio.

Clássico de Portugal


Desde já, os meus parabéns aos Red Boys pelo vídeo. Em Portugal, o jornalismo, especialmente o televisivo, tem regredido em termos de qualidade. Este episódio, a tirania da Sportv, bem como a demissão da RTP do serviço público no mundial de râguebi, vieram colocar imensas perguntas, às quais pouca gente está interessada em responder. O derby Guimarães - Braga foi ignorado até à última pelas televisões, antes e após a sua realização. Para já, este jogo deixou de ser um mero derby, é um clássico. O Guimarães jogou melhor que o Braga, mereceu ganhar, contudo teve um golo triplamente irregular. Pouco ou nada se falou, mas se fosse um grande era o histerismo do costume. Às vezes, dá gosto ver equipas como o Paços, marcarem golos com a mão em Alvalade, entre outros exemplos.
Com isto, quero sublinhar que, apesar de ignorados, há milhares de braguistas que sofrem pela sua equipa, num apoio incondicional, alimentado por um sentimento indescritível, que os arrasta para todo o lado, mesmo para um ambiente efervescente, e bem, reconheça-se, o Estádio D. Afonso Henriques. É bonito ver aqueles bracarenses cantarem com tanta vontade no interior da bancada do estádio do Vitória, mesmo depois de terem perdido o jogo. Toda esta gente, o comum adepto, merece mais reconhecimento pelos média, mas também merece mais respeito pelos dirigentes do futebol, árbitros, treinadores e até pelos próprios jogadores. Bem hajam a todos os puros braguistas que veneram apenas o seu clube, bem como a todos os vitorianos. Somos os anões que, se quisermos, nos ombors dos gigantes, conseguiremos ver mais longe.

04 outubro 2007

De Moel


São Pedro de Moel, Marinha Grande

Cantares dos búzios


Ai ondas do mar, ai ondas,
ò jardins das alvas flores,
sobre vós, ondas, ai ondas,
suspiram os meus amores.

No fundo dos búzios canta
o mar que chora a cantar
ó mar que choras cantando,
eu canto e estou a chorar!

Ai ondas do mar, ai ondas,
eu bem vos quero lembrar:
« a minha alma é só de Deus
e o meu corpo da água do mar! »

Afonso Lopes Vieira

03 outubro 2007

Sandia Peak...

Deixo-vos umas fotos do Sandia Peak. Perto de Albuquerque, no estado do Novo Mexico, no sul dos Estados Unidos, o Sandia Peak é um parque que se encontra a uma altitude de 3200 metros.

Para lá chegar usa-se um teleférico que segundo eles é o mais longo do mundo. Percorre-se cerca de 4,3 kms.


Ao chegar ao topo, em dias de bom tempo, tem-se uma vista sobre 28 000 km2, sim, 9% do estado do Novo México e 30% do território português.


Nova Aventura!

Olá a todos!

Venho por este modo anunciar uma nova blogo-aventura que começo. Menos intreventiva mas mais deliciosa (ou pelo menos assim se quer) apresento-vos o Mesa da Ciência em versão Culinária, o Ciência da Culinária. O que vou lá escrever é uma pergunta interessante à qual ainda não sei responder. O melhor mesmo é dar uma vista de olhos de vez em quando. Pode ser que por lá resida uma resposta à desinspiração pós-laboral e pré-prandial!

Visitem!

02 outubro 2007

Ironia


"O militar que executou há 40 anos Che Guevara na selva boliviana acaba de recuperar a vista graças a médicos cubanos do programa Operação Milagre que Havana está a promover na América Latina, noticiou o Granma.

A Operação Milagre é um programa cubano de assistência médica oftalmológica gratuita a pessoas de menos recursos em diversos países da América Latina, tenho já realizado milhares de operações às cataratas.

O ex-sargento Mario Teran apresentou-se discretamente para ser operado na segunda maior cidade da Bolívia, Santa Cruz, a algumas centenas de quilómetros do local onde, a 9 de Outubro de 1967, executou Che Guevara, com uma rajada de metralhadora, no dia seguinte a este ter sido feito prisioneiro e guardado numa escola.

A notícia da operação bem-sucedida às cataratas de Teran foi publicada este fim-de-semana em Havana pelo Granma e causou estupefacção no centro médico de Santa Cruz, recentemente inaugurado pelo Presidente boliviano Evo Morales.

"Ficámos indignados quando soubemos da notícia pela rádio. O tipo evidentemente não se apresentou dizendo que era o assassino de Che Guevara", disse na segunda-feira à AFP Margarita Andreu, directora do centro, onde quatro médicos tratam diariamente de mais de cem doentes.

"As pessoas que passam aqui nem sempre dão a sua verdadeira identidade, por vezes trazem papéis falsos, mas isso não é problema nosso", explicou a directora.

Apesar da sua indignação, Margarita Andreu assegura que teria tratado o ex-militar mesmo sabendo a sua identidade. "É nosso dever, nossa obrigação. E, depois, o Che acaba de ganhar outra batalha", comentou."
in RTP


Os médicos, mesmo cubanos, acho que teriam o dever de fazerem a operação. Mas há situações do diabo.

820


Praça da República - Braga - 1920

"Oitocentos e vinte cidadãos subscreveram a petição pedindo o regresso do eléctrico à cidade de Braga. O prazo para assinar o documento terminou anteontem e o principal subscritor considerou que "a iniciativa teve os resultados esperados". Pedro Morgado acrescenta ainda que a petição será, agora, enviada ao presidente da Câmara de Braga", ao qual irá solicitar uma audiência, na sequência do apelo que o próprio autarca lhe dirigiu através dos meios de Comunicação Social".

Em jeito de balanço, o jovem médico recorda que, desde o início, a petição teve o apoio de vários blogues e muitas pessoas individuais "Congratulamo-nos com o alto nível da participação cívica motivado pela petição e com a qualidade do debate que se lhe seguiu, fazendo votos para que os decisores políticos a tenham em conta na apresentação das Opções do Plano e Orçamento Municipal para 2008".

O debate contou "com a participação de cidadãos dos concelhos limítrofes, tendo sido bastante consensual a defesa de um plano integrado de transportes sobre carris para o Minho que preveja, no curto prazo, o avanço de uma ligação ferroviária entre Braga e Guimarães". Acabado o tempo das assinaturas, Pedro Morgado lança vários reptos "Espero que a Associação Industrial do Minho, a Associação Comercial de Braga e a Associação Académica da Universidade do Minho ponderem e contribuam para este debate com mais ideias e propostas concretas, na defesa dos interesses que representam".
in JN

Que estas assinaturas contribuam para o crescimento do debate sério, sobre a urgente rede de transportes de carris, para Braga e para o Minho.

01 outubro 2007

Verdade Desportiva

O site oficial do Guimarães, publica uma foto na qual, há a coincidência de se ver o Madrid e o Flávio Meireles a tentarem cabecear uma bola. Á primeira vista, e para os mais distraidos, até se pode pensar: a bola está mesmo dentro da baliza. Mas, analisando a imagem, conclui-se que aquele lance não é o do golo fantasma. O Flávio Meireles, além de não estar, na foto, a puxar o Madrid, está no lado esquerdo do médio argentino: no lance do golo irregular estava do lado direito; a bola, na imagem publicada no site, está pousada na rede da baliza, ou seja, na face externa da rede. Não sei qual a ideia de se publicar, num site oficial, uma foto daquelas, a tentar induzir as pessoas em erro. É uma desonestidade tremenda.

Rússia ou Ucrânia?

Hoje, por volta das 8h30 da manhã, ouvi na RTP 1, num intervalo do serviço informativo Bom Dia Portugal, a anunciarem o jogo Dinamo de Kiev vs Sporting, para a Champions League. Achei muito estranho ouvir que o Sporting ía jogar à Rússia. Até fiquei na dúvida se o Dínamo de Kiev tinha o campo castigado, ou em obras... mas não, afinal o jogo é mesmo na capital da Ucrânia. A RTP, depois de não querer saber do campeonato do mundo de râguebi, continua a cometer alguns erros grosseiros.

Não ao futebol fictício!

Hoje o Braga perdeu com o Guimarães. Não se põe em causa a justeza do resultado, põe-se em causa o golo que deu origem à vitória Vimaranense. Na jogada do golo há três situações completamente irregulares. (1) um jogador está fora do jogo, (2) o jogador Andrés Madrid é puxado pelo jogador que supostamente marca o golo e (3) a bola não entra!
Para quando um futebol com verdade?